tania_1Professor: Tânia Regina Corredato Periotto

Evento: 7ª International Conference the Future od Education, Jun./2017 – Florença/Itália

A 7ª International Conference – “ The Future of Education”, que aconteceu nos dias 08 e 09 de junho em Florença (Itália),  é um evento que promove o encontro de pesquisadores do mundo todo para exposição e troca de experiências exitosas na área da Educação. O comitê científico que analisa os trabalhos encaminhados é composto por pesquisadores de 14 diferentes países.

Nesta edição foram aceitos 148 trabalhos que relatavam a experiências e resultados de estudos desenvolvidos em 42 países. Do Brasil, somente três trabalhos foram aceitos e, entre eles o único do Paraná foi desenvolvido pelos pesquisadores do Programa de Excelência na Educação Básica (PEEB) da UNICESUMAR – Maringá/PR. representado pela professora Dra. Tania Corredato Periotto.

O trabalho apresentado na conferência no formato de painel  cujo título é:   The Program of Excellence in Basic Education: the impacts on school performance of the municipal public network in Paraná, Brazil, é resultado de pesquisas desenvolvidas de forma continuada desde 2013. Tem como  objetivo investigar como a Gestão da Escola, o Professor, a Família e a Sociedade Civil Organizada pode impactar no desenvolvimento da educação de qualidade na rede pública municipal. O universo dessa pesquisa alcançou 27 municípios distribuídos nas regiões da Amusep, Amunpar e Amepar.

Nos debates, os resultados da pesquisa foram elogiados especialmente por pesquisadores da Austrália e Emirados Árabes que através de seus feedbacks destacaram a importância do envolvimento de todas as pessoas que compõem a equipe de profissionais que atuam na escola, o diretor, pedagogo, professor, equipe de apoio, além da comunidade do entorno.  Essa manifestação foi muito importante, pois reforçou ainda mais o valor desse trabalho bem como a assertiva de escolha das variáveis para estudo.