8º EPCC atrai pesquisadores de todo o País

O 8º Encontro de Produção Científica da Unicesumar (EPCC) acontece até amanhã (25), quando terão sido apresentadas mais de 600 pesquisas. Os trabalhos estão divididos entre exposição oral e exposição em painel. O evento trouxe para Maringá pesquisadores de onze estados do País, como São Paulo, Mato Grosso, Espírito Santo e Sergipe.

Michaella Oliveira cursa biomedicina na Unifil, em Londrina, e veio com colegas de classe para participar pela primeira vez de um evento científico. "Nos surpreendemos com a organização e qualidade do EPCC e certamente viremos participar nos próximos anos", disse.

A estudante de medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Natália Oliveira Almeida, percorreu mais de 2,5 mil km para apresentar sua pesquisa sobre "Análise dos níveis séricos de enzimas hepáticas e pancreáticas associadas ao uso de álcool em trabalhadores rurais de Lagartos, Sergipe". "O EPCC é um evento grande e reconhecido, decidi vir porque vai acrescentar muito no meu currículo essa participação", afirmou.

Também da UFS veio o professor Edivan Ramos, que participou da organização das edições anteriores do EPCC e neste ano integra a equipe de avaliação dos trabalhos. "Percebo que a qualidade dos trabalhos apresentados tem melhorado muito e consequentemente o nível do evento ficou mais elevado", conclui.

Para a diretora de pesquisa da Unicesumar, Ludhiana Bertoncello, o encontro tem atingido com sucesso o objetivo de compartilhar o conhecimento que cada pesquisador produz e se trata de uma oportunidade para aqueles que precisam divulgar os resultados de suas pesquisas.

As apresentações acontecem no período da manhã e da noite em salas dos blocos 7 e 8 e são abertas para serem assistidas. O término das atividades do 8º EPCC será na tarde da sexta-feira, quando serão premiados em cada grande área do conhecimento os melhores trabalhos apresentados.