Unicesumar
Unicesumar

9º Seminário Nacional dos Centros Universitários acontece no Cesumar

O Cesumar sedia de quarta a sexta-feira desta semana, o 9º Seminário Nacional dos Centros Universitários.  Autoridades ligadas ao MEC (Ministério da Educação), reitores e diretores de centros universitários de todo o Brasil estarão reunidos para debater as questões mais recentes relacionadas ao ensino superior no Brasil.

A abertura do evento acontecerá quarta-feira, às 20hs, no auditório Dona Etelvina, do bloco 7. Estarão presentes o presidente e o vice-presidente da Associação Nacional dos Centros Universitários (Anaceu), Paulo Gomes Cardim e Sérgio Fiuza de Mello Mendes, respectivamente, o reitor do Cesumar, Wilson de Matos Silva e também o membro do Conselho Nacional de Educação Arthur Roquete de Macedo . A conferência de abertura será ministrada pelo secretário da Educação Superior do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa.

A programação continua na quinta e na sexta-feira durante o dia, com um amplo debate sobre os mais diferentes aspectos que cercam o desenvolvimento do ensino superior e dos centros universitários no país. Na quinta-feira pela manhã, especialistas vão discorrer sobre  "Os desafios das IES na segunda década do século XXI".  Neste aspecto entra desde a questão da qualidade do ensino, relacionada a fatores como investimento e mercado, ao impacto do processo de aquisições, fusões e incorporações na educação brasileira.

Para falar sobre o processo de avaliação, acompanhamento e regulação como fator de expansão com qualidade acadêmica, estará presente na quinta-feira à tarde o secretário de Regulação do Ensino Superior do MEC, Luiz Fernando Massonetto. Além dele, outros especialistas vão abordar a importância da gestão acadêmica na qualidade do ensino, bem como aspectos ligados a legislação educacional dos centros universitários.

Na sexta-feira, será debatido o sistema de avaliação da educação superior, cujo tema será abordado pela coordenadora de Avaliação de Cursos de Graduação e Instituições de Ensino Superior do INEP, Sueli Macedo Silveira, entre outros palestrantes.

Também para discorrer sobre inovações pedagógicas para os novos cenários educacionais no ensino presencial e a distância estará presente o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Motta e o diretor de Regulação e Supervisão em Educação a Distância do MEC, Hélio Chaves Filho.

A sessão de encerramento acontece sexta-feira às 16h15, com  a palavra do presidente da Anaceu, Antônio Gomes Cardim, e a divulgação do documento final apresentando as sugestões definidas durante o seminário.

Últimas notícias

Categorias