À caminho da inovação: conheça os selecionados para o programa TechSpace

Mais um passo rumo a um mundo de possibilidades para alunos da UniCesumar que sonham com a criação das próprias startups. Isso porque na última terça-feira (8) foram divulgados os projetos aprovados para participarem do programa TechSpace, uma parceria entre a Instituição e o Sebrae para estimular estudantes a se lançarem em iniciativas de empreendedorismo e inovação. Ao todo, foram selecionadas dez equipes, que apresentaram ideias

Agora, os alunos seguem em uma jornada de aprendizado, que inclui workshops temáticos, mentorias de treinamento, tutores para checkpoints e monitoramentos de evolução de cada uma das ideias. Com isso, os estudantes adquirirão mais de 60 horas de conteúdo, além de receberem o suporte e o direcionamento para desenvolverem as próprias startups.

Segundo a coordenadora da UniCesumar Empresarial, Fabiana Azevedo, os selecionados podem se preparar para uma experiência incrível. “Eles ingressam em um seleto time com workshops, mentoria e consultoria para decolar sua ideia e transformá-la em negócio”, declara.

No entanto, Fabiana ressalta que essa aventura também dependerá de muita determinação e foco. “Para ser empreendedor, precisa suar muito a camisa, agarrar a ideia e ter o objetivo claro com prazo, metas e seguir em frente mesmo que encontre dificuldades.  Não será fácil, mas é possível, basta acreditar e não parar!”

PROGRAMA TECHSPACE: PROJETOS SELECIONADOS

Acelerômetro geolocalizador para içamentos e transporte de cargas Utilização de acelerômetros e GPS para mapeamento da condição de transporte e sistema de içamento de cargas, bem como mapeamento dinâmico das forças aplicadas
Água-Vida “Registro inteligente” com um sensor acoplado (inicialmente as torneiras, posteriormente em chuveiros e outros dispositivos) para que a torneira/chuveiro só ligue após reconhecer a presença de um objeto ou alguém embaixo. O objetivo é reduzir o prejuízo financeiro e ambiental.
Alimentador Automático Um alimentador capaz de lançar flocos de reação a mais de 5 metros de distância, e isso totalmente automatizado via web.
Cuidado Fácil O Aplicativo e Sistema "Cuidado Fácil" tem o objeto de realizar a ligação entre "Profissionais da Saúde", Empresas de "Home Care" e usuários que precisam dos serviços de um profissional da saúde.
LivBeauty Uma plataforma de serviços de estética e bem-estar, semelhante a um plano de saúde. O cliente pagaria a assinatura mensal para ter acesso aos procedimentos.
Nobres Uma plataforma (aplicativo e site) com o objetivo de integrar as pessoas e empresas que precisam de engenheiros com capacidades e com liberação de ART para quem tem a necessidade de encontrar um profissional da área especifico. Tem como referência os serviços de streaming.
Petshop Software baseado em agenda eletrônica de marcação de horários para banho e tosa, além de controle geral de clínica veterinária, totalmente integrados.
Smartis Calculadora inteligente de precificação do pequeno varejista. É uma ferramenta (web/mobile) de precificação que empodera o micro empreendedor. O próprio varejista consegue, de forma rápida, clara e objetiva, saber qual o preço ideal de venda de cada produto e quanto ele realmente ganha no mês, bem como qualidade, preço e lucro de cada produto.
Sobas (Software for Brain Bleeding Analysis Support) Software que utiliza Inteligência Artificial para análise de exames de Tomografia Computadorizada de Crânio do paciente com sangramento intracraniano. O software tornaria a interpretação do exame de Tomografia mais claro e objetivo, auxiliando em urgências e emergências neurológicas.
Troika Sistema com o objetivo de oferecer uma série de produtos que atendam às necessidades de digitalização do setor industrial para estarem alinhadas a nova era da Indústria 4.0.