A professora Dra. Rejane Sartori, participou do 12ª Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (CIKI)

A professora Dra. Rejane Sartori, do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações (PPGGCO) da UniCesumar, participou, entre 07 a 09 de novembro de 2022, do 12ª Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (CIKI), realizada em Monterrey, México. Essa Conferência é realizada anualmente com o objetivo de reunir estudiosos, líderes, formuladores de políticas e profissionais de diferentes áreas e setores para promover o desenvolvimento conceitual, metodológico e prático em Gestão do Conhecimento, Capital Intelectual e Gestão da Inovação. Ao longo dos últimos 11 anos, este congresso vem se consolidando como um fórum de troca de ideias, experiências, estratégias e tendências relevantes para promover o desenvolvimento de ecossistemas e ambientes de inovação. Neste ano, de forma híbrida, o CIKI reuniu diversos profissionais de diferentes países, proporcionando interações com renomados pesquisadores da área.

Diversos conferencistas contribuíram com as discussões sobre Gestão do Conhecimento, dentre eles Federico Zaragoza (President - College of Southern Nevada – USA), César Parga (Jefe de Competitividad, Innovación y Tecnología do Departamento de Desarrollo Económico, Organización de los Estados Americanos - OEA), Marina Baima (Secretaria de Ciencia, Tecnología e Innovación de la Provincia de Santa Fe, Argentina), Dámaris Ataí Moreno (Directora de Innovación da Unidad de Normatividad, Competitividad y Competencia da Secretaria de Economía, México), Elvira Naranjo (Directora del Departamento de Economía de Monterrey, México), Lizeth Angélica Herrera Silva (Coordinadora de Proyectos do Parque Científico de Innovación Social da Corporación Universitaria Minuto de Dios, Colombia), Ana Alexandra Santos Delgado (Directora General de Vinculación con la Sociedad da Universidad Técnica Particular de Loja, Ecuador), José Alfredo Pérez Bernal (Director General del Instituto de Innovación y Transferencia de Tecnología de Nuevo León, México), Fernando Ribeiro de Melo Nunes (Director del Parque Tecnológico de la Universidad Federal de Ceará, Brasil), Juan Fernando Pacheco Duarte (Rector del Parque Científico de Innovación Social da Corporación Universitaria Minuto de Dios, Colombia), Roberto Pacheco (Coordinador do Departamento de Ingeniería del Conocimiento da Universidad Federal de Santa Catarina, Brasil) e Neri dos Santos (CEO del Instituto STELA y Profesor titular del Programa de Postgrado en Ingeniería y Gestión del Conocimiento, Universidad Federal de Santa Catarina, Brasil).

A professora Rejane apresentou o artigo intitulado “Inovação na Saúde: uma análise bibliométrica das publicações da Pubmed". Esse artigo é resultado de investigações da aluna Priscila Rosa e da professora Rejane Sartori do PPGGCO. A Prof. Rejane ressaltou que eventos científicos como este Congresso auxiliam para a atualização do conhecimento, formação de redes de contatos entre pesquisadores e instituições acadêmicas. Destacou que “a participação de docentes e mestrandos da UniCesumar em eventos da magnitude desse Congresso internacional, o principal congresso da área das Américas, é de extrema importância para os Programas de Pós-graduação.

rejane