Professor Jorge Mota da Universidade de Porto faz palestra na UniCesumar

A UniCesumar recebeu na quarta-feira (23/10), a presença do professor doutor Jorge Mota, da Universidade do Porto em Portugal. Ele ministrou uma palestra com o tema “Exercício Físico e Saúde Metabólica’, que fez parte da programação do Reasearch Day, que é uma iniciativa da programa de pós-graduação em Promoção da Saúde da UniCesumar.

Durante a palestra, o professor falou sobre como o desenvolvimento tecnológico faz com que o ser humano fique sedentário. “Temos que organizar o nosso tempo no sentido de uma gestão positiva. Precisamos criar condições para fazer atividades físicas’, incentivou o professor.

Mota também relatou que o sedentarismo aumenta o risco de mortalidade e qualquer atividade física aumenta a possibilidade de diminuir os riscos de doenças. “Se no período de uma hora de sedentarismo, conseguirmos fazer exercícios ligeiros como caminhar e descer uma escada, o risco de morte já diminui em 20%. Se fizermos uma atividade mais forte, como uma academia, por exemplo, diminuímos esse risco em 63%”, afirmou o professor, salientando que “o nosso dia-a-dia não vai nos exigir atividades, se nós não exigirmos de nós próprios.”