"A Vida é Uma Comédia" chega a Maringá

Estudantes e funcionários do Cesumar pagam meio ingresso, à venda na Livraria Campus.

Depois de seis meses em turnê por oito cidades brasileiras, a peça "A Vida é uma Comédia", escrita e interpretada por Fábio Moraes (professor há anos do Cesumar), chega nos próximos dias 14 e 15 ao teatro Calil Haddad para apreciação do público maringaense.

Há pouco mais de um ano quando apresentou seu trabalho ao diretor global Marcos Wainberg (Zorra Total), Moraes recebeu de imediato sua aprovação. Wainberg pediu-lhe para dirigir a peça e Fábio imediatamente aceitou, começando assim uma parceria que só rendeu bons frutos ao ator maringaense. Seu espetáculo, um monólogo em que interpreta cinco personagens de uma mesma família, já foi assistido por mais de 20 mil pessoas.

Em "A Vida é uma Comédia", Moraes construiu personagens de repertório simples mas aguçado, que geram uma identificação imediata. Personagens como Kiko, o malabarista de sinaleiro, que fez faculdade de Direito mas não passou no Exame da Ordem e a única saída foi trabalhar em semáforos, o Dimirso, um gaguinho rejeitado pelo pai, a Jaci Borrô, uma socialite falida que não perde a pose, Jhonwando, um cara com nome artístico que tinha tudo para ser uma pessoa de sucesso mas a bebida acabou com ele, e por fim Edicreuza, uma empregada doméstica que só trabalha para famosos e para alta sociedade.

Moraes tem ligação com o teatro desde o tempo de colégio, mas passou muito tempo distante dos palcos, até que fez a faculdade de Letras, tornou-se professor universitário e começou a montar peças com os seus alunos com textos por ele adaptados. Resolveu, então, no ano passado, montar uma escola de teatro em Maringá e voltou a atuar e dirigir espetáculos.

O passo seguinte foi escrever o monólogo que hoje tem feito sucesso pelo Brasil. Fábio conta que assim que acertou a direção com Marcos Wainberg foi ao Rio de Janeiro e permaneceu 12 dias ensaiando cerca de 10 horas por dia. Dias depois o diretor veio a Maringá e fecharam a direção. Em dezembro a peça começou a turnê pelo Brasil, tendo já passado por Belo Horizonte, Varginha, Santa Bárbara do Oeste, Americana, Salvador, Maceió, Aracajú e Brasília.

Com relação à sua expectativa para a apresentação em Maringá, Moraes diz estar "muito ansioso, por ser minha cidade natal, mas também estou muito preparado e afinado com a peça, pois quero apresentar o meu melhor para a cidade que me formou como ator e na qual resido". Ele completa: "Por isso preferi rodar bastante antes de fazer Maringá".

Quanto ao público, ele disse esperar primeiro que ele compareça em peso "para fazermos uma grande festa e mostrar que não só Rio de Janeiro e São Paulo pode ter atores e que Maringá também pode ter ator em turnê nacional". Finalizando, acrescenta: "Será a apresentação mais importante da minha carreira, por isso espero o público maringaense lotando o teatro Calil Haddad".

A peça de Fábio Moraes tem o patrocínio oficial da Rede Globo. Durante o mês de julho, o ator fará uma temporada em Niterói e Rio de Janeiro.

Os ingressos para assistir ao espetáculo em Maringá estão à venda na livraria Mega Store, no Maringá Shopping.

A Vida é Uma Comédia
Dias: 14 e 15 de junho
Local: Teatro Calil Haddad
Ingressos: Inteira: R$ 30 e meia R$ 15 - à venda na Livraria Campus
Estudantes e funcionários do Cesumar pagam meio ingresso.