Unicesumar
Unicesumar

Abertas as inscrições para o projeto Pais & Filhos

Programa gratuito focado em crianças e adolescentes prevê atividades físicas para perda de peso em família

As notificações do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, de 2019, revelam que 16,33% das crianças brasileiras entre cinco e dez anos estão com sobrepeso; 9,38% com obesidade; e 5,22% com obesidade grave.

Os índices não são tão diferentes entre os adolescentes: 18% apresentam sobrepeso; 9,53% são obesos; e 3,98% têm obesidade grave. Se formos computar os números da população adulta, vamos entender que o Brasil está se tornando um país de obesos.

Não é tão fácil fazer com que crianças e adolescentes percam peso. É preciso incentivá-los a praticar atividades físicas. Porém, como os próprios pais também não são  adeptos dessas práticas, a tarefa fica ainda mais complicada.

O programa “Pais & Filhos” da UniCesumar foi desenvolvido pensando em promover as atividades físicas para crianças e adolescente como também para os pais.  Eis o maior incentivo contra o sedentarismo familiar.

As inscrições para novas turmas em agosto já estão abertas e são gratuitas. As atividades ocorrem três vezes por semana e os participantes contam ainda, além de profissionais de Educação Física,  com acompanhamento nutricional, psicológico e exames sanguíneos.

O professor Braulio Henrique Magnani Branco,  coordenador do Laboratório Interdisciplinar de Intervenção em Promoção da Saúde da UniCesumar, revela que o projeto, aberto à toda população maringaense, tem alcançado seus objetivos.

“O tratamento da obesidade infantil tem que envolver a família para haver estímulo”, conta. “Tanto os pais como os filhos estão estressados com o isolamento social.  Comem mal, ficam só vendo TV, não praticam atividades físicas e acabam adquirindo a síndrome metabólica, a junção de diversos fatores de risco”.

Déborah Cristina de Souza Marques, nutricionista e aluna de mestrado em promoção da saúde, conta o caso de um adolescente que perdeu 30 quilos com o programa.  “Ele perdeu gordura e ganhou massa muscular. Ele melhorou a disposição mental e física e incentivou os pais a irem para a academia. Ele não quer parar. E a mãe diz que ele é quem controla a alimentação da família”, revela.

 

Serviço – Programa Pais e Filhos – Inscrições gratuitas até o dia 30 de julho  pelo telefone 3027-6360, ramal 3479. Atividades às segundas, quartas e sextas às 18h, 19h ou 20h na UniCesumar. Inscrições pelo telefone 44 3027 6370 ramal 3479 ou https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScVcpnidvvFgAWWD_52o5gaLUCQExtJo88-rOcmuCV_MYC3hw/viewform

Últimas notícias

Categorias