Abertura do Inspira 2020 é marcada pela palavra “inovação”

Sob o tema “Todos os dias podemos aprender algo novo”, expectativa é que o evento impacte mais de 1,5 mil docentes com palestras, oficinas e premiações

Abrir-se para o conhecimento e trilhar um caminho rumo a um futuro bem-sucedido é a melhor maneira de iniciar o ano letivo – tanto para alunos, quanto para professores. Foi assim para os docentes da UniCesumar: nesta terça-feira (29), eles participaram do MegaInspira, a abertura oficial do Inspira 2020. Trata-se da semana pedagógica que antecede o início das aulas.

Sob o tema “Todos os dias podemos aprender algo novo”, o Inspira 2020 é composto por palestras motivacionais, oficinas e premiações para reconhecer projetos desenvolvidos por professores da Instituição. Na noite de abertura, os docentes também puderam conferir uma apresentação exclusiva da Orquestra Filarmônica UniCesumar.

Aproveitando a oportunidade para iniciar as comemorações dos 30 anos da UniCesumar, o reitor da Instituição, professor Wilson de Matos Silva, deu boas-vindas aos professores ressaltando a importância de um trabalho dignamente realizado, pautado na inovação e na premissa de oferecer o melhor da educação aos alunos. “A UniCesumar ultrapassou a marca de 200 mil alunos e já formou mais de 100 mil profissionais, que estão espalhados pelo Brasil sendo referências em suas áreas. Ou seja, quando a terra é boa, tudo se desenvolve. Mas é preciso coragem e determinação para transformar um sonho em algo concreto”, disse Matos, apontando o conhecimento e a capacidade de adquirir novas competências como elementos que constituem um caminho de sucesso.

O ato de olhar para o futuro e capacitar-se também foi exaltado pela pró-reitora executiva de Ensino Presencial da UniCesumar, Andrea Borim. Segundo ela, o Inspira 2020 é a oportunidade para que os professores conheçam as novidades da Instituição, como a criação do banco de questões para todas as unidades e o novo modelo da nossa Atividade de Estudo Programado.

“Esse é o momento de falar com todos os nossos professores sobre o que nos motivou a realizar esses projetos, como eles serão executados e o quão importante é a participação deles”, pontuou Borim. “Nós estabelecemos nossos objetivos para colocar todos em uma sintonia, que é fundamental para que possamos atingir nossas metas. Isso é extremamente rico, pois os professores podem compartilhar as próprias visões para influenciar a criação de projetos futuros.”

Segundo a head de Formação Docente e Apoio Discente da UniCesumar, Karina Tomelin, a expectativa é, por meio do alinhamento institucional, os professores conheçam as inovações e se inspirem. “O professor precisa se inspirar para ser inspiração. Ele é o nosso modelo na sala de aula, e nós queremos que ele inspire ideias, conceitos e muitas coisas boas. É um ganho para todos toda vez que o professor tiver um insight e isso resultar em uma algo bom”, acrescentou.

O pensamento é compartilhado entre os docentes, entre eles Gabriel Calvi. De acordo com o professor do curso de Moda, o evento agrega não só na formação profissional, mas também pessoal. “A gente consegue aplicar novos conceitos nas nossas metodologias em sala de aula. De alguma forma, os alunos sentem essa formação pela qual estamos passando, da qualidade do que recebemos aqui. Acredito que vou sair daqui inspirado”, disse ele.

UNICESUMAR 30 ANOS

Outro destaque da noite foi o lançamento da campanha de 30 anos da Instituição. Com a temática “UniCesumar: faz da vida um aprendizado”, o primeiro vídeo referente às comemorações das três décadas da instituição foi apresentado aos participantes do Inspira, produzido especialmente para a ocasião.

Ainda em clima de celebração e reconhecimento, a UniCesumar também entregou um troféu para reconhecer os professores que fazem parte do corpo docente há 10 anos ou mais.

INSPIRA 2020: PROFESSOR ATUAÇÃO

Além de conhecer os planos da UniCesumar para 2020, os participantes do Inspira também acompanharam a entrega do “Professor Atuação”, um prêmio dedicado dos docentes que tiveram um bom desempenho em sala de aula no ano passado.

Para selecionar educadores da modalidade presencial, os critérios contemplaram desde os resultados da CPA até critérios como formação continuada, pontualidade no preenchimento do diário de notas e faltas, participação no Inspira 2019, entre outros. Os professores premiados foram Ana Paula Borges Castardo (Ciências Humanas e Sociais Aplicadas), Fausto Rodrigo Victorino (Ciências Biológicas e da Saúde), Tayza Cristina Nogueira Rossini (Ciências Exatas, Tecnológicas e Agrárias), Tuanny Carvalho de Lima do Nascimento (unidade de Curitiba), Ricardo Vignotto Fernandes (unidade de Londrina) e Claudiane Ayres (unidade de Ponta Grossa).

“Estou me sentindo valorizado e motivado pelo reconhecimento”, disse o professor Fausto Victorino, da área de Biológicas. “Já iniciei o ano muito mais animado para desempenhar minhas funções e inspirar meus alunos.”

Já a professora Ana Paula Borges Castardo, da área de Humanas e Sociais Aplicadas (curso de Pedagogia), o prêmio simboliza a valorização do trabalho. "É um estímulo que me incentiva e reforça a minha missão de ensinar, orientar, motivar, desafiar, descobrir potencialidades e desenvolver as habilidades em cada aluno."

Já no ensino a distância, os quesitos avaliados foram pontualidade na entrega de materiais, quantidade mínima de disciplinas, formação continuada e registro de audiência em aulas ao vivo. Nesta categoria, foram premiados os professores João Luís Daqui Araújo (Licenciatura), Cibelle Regina Paulilo Taques (Bacharelado) e Leonardo Silva Paião (Tecnólogo).