Abre nesta quarta a Mostra Tecnológica de Maringá

Esperando atrair cerca de 10 mil visitantes durante os quatro dias de realização, a 4ª Mostra Tecnológica de Maringá será aberta nesta quarta-feira à tarde juntamente com a Feira Metalmecânica, no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro. A abertura está marcada para às 16 horas, na arena coberta.

Na 4ª Mostra Tecnológica serão apresentados 38 produtos ou protótipos de inventos, máquinas e equipamentos, softwares, projetos de serviços e processos das mais diversas áreas de empreendimentos de base tecnológica, desenvolvidos por pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá (UEM), do Centro Universitário de Maringá (Cesumar), da Incubadora Tecnológica e inventor independente.

De acordo com o coordenador geral da Mostra, Álvaro Gilmar de Araújo, são produtos "prontos para entrar no mercado" e que podem atender a várias necessidades do setor produtivo.

Entre os quinze produtos da UEM que serão expostos, a maioria é da área de química de novos produtos e física de componentes. Do Cesumar, estarão expostos 16 produtos sendo a maioria da área de automação e robótica como, por exemplo, o carrinho de carga com sistema de rodas automatizadas para subir escadas e o controle automatizado para elevação de colchões hospitalares, entre outros.

A Incubadora Tecnológica irá expor sete produtos na área de softwares.
Conforme comentou o diretor de pesquisa da UEM, professor Benedito Prado Dias, "a expectativa é que a gente possa melhorar sempre e atrair o setor produtivo que tem interesse em investir em novas tecnologias porque, afinal, são alternativas tecnológicas que poderão ser comercializadas no futuro, com grande potencial de negócio, geração de emprego e renda na região".

A intenção dos organizadores é quebrar a barreira que existe quando se fala a respeito de tecnologia. "Às vezes, parece ser um assunto complexo e distante da realidade que contribui significativamente para o distanciamento entre o setor produtivo e as Instituições de Ciência e Tecnologia. A Mostra Tecnológica de Maringá tem como propósito desmistificar essa realidade, garantindo a aproximação com a realidade local e regional", destacou Araújo.

A Mostra Tecnológica é uma promoção do Instituto Tecnópole Maringá, Cesumar UEM, Incubadora Tecnológica de Maringá e Sindimetal. O horário de visitação será das 16 às 22 horas,de quarta a sexta-feira e das 10 às 16 horas, no sábado, dia 18. A entrada é gratuita, mas na entrada do Parque de Exposição, as pessoas precisam preencher uma ficha de inscrição.