Acadêmica de História lança livro sobre a vida de Lastanosa

A obra narra o contexto da Espanha do século XVII e a vida do intelectual Lastanosa y Baraiz de Vera

Lastanosa-UnicesumarApós dez anos de estudo e pesquisa, Laura Sánchez, acadêmica do curso de Licenciatura em História da EAD Unicesumar - polo Foz do Iguaçu, lança o livro “Lastanosa: Memória e História do Intelectual e Holotecário do Século XVII”. A obra apresenta e ressalta a figura do nobre espanhol, Lastanosa y Baraiz de Vera (1607 – 1681), personalidade muito avançada para a sua época, sendo autodidata, poliglota, tradutor, escritor, pesquisador, político, propulsor do conhecimento, promotor da cultura, agitador de ideias e precursor da Holotecologia, sendo um dos homens mais influente do tempo da inquisição católica.

Com uma abordagem historiográfica (registro do passado), a obra narra o contexto da Espanha do século XVII, período onde conhecimento e cultura eram privilégio de poucos. Lastanosa fez de sua casa um, Palácio-Museu, local aberto a encontros, onde escritores, intelectuais, artistas e cientistas debatiam sobre os mais variados assuntos e conteúdos dos livros que escreviam, antes de serem publicados.

A escritora, de nacionalidade espanhola, teve conhecimento da personalidade de Lastanosa através de conversa com o professor, Waldo Vieira, do CEAEC – Centro de Altos Estudos da Conscienciologia – Foz do Iguaçu/PR, que na ocasião, mencionou sobre o intelectual e sua importância para a história. A partir de então, Laura iniciou uma minuciosa pesquisa sobre a vida de Lastanosa, esquecida durante quatro séculos. No decorrer de dez anos, a escritora adquiriu 31 livros, 73 manuscritos, um catálogo, dois microfilmes, fotografias, postais, fôlderes e três possíveis livros que pertenceram à biblioteca do próprio Lastanosa. Além disso, realizou diversas viagens à Espanha e teve a oportunidade de visitar locais onde o personagem viveu.

Laura explica que, no livro, trabalhou uma linguagem muito fácil e acessível, destinada a todos os públicos, inclusive, a crianças.

Em 16 de setembro, a escritora lançou sua obra na cooperativa Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal. Outros eventos de lançamento estão programados.

Próximas datas:

- Dia 05 de outubro, às 19h30, na livraria Curitiba no shopping Palladium em Foz do Iguaçu/PR.

- De 7 a 9 de novembro, na Universidade de Integração latino americana (UNILA), durante o “I Congresso Internacional Epistemologias do Sul: Perspectivas críticas”, também na cidade de Foz do Iguaçu.

Laura SánchezLastanosa-Laura-Unicesumar

Nasceu em Barcelona, Espanha, residiu por um período na Itália e, desde 2004 vive em Foz do Iguaçu, Paraná. É tradutora, professora, licenciada em Letras com habilitação em Língua portuguesa e em Língua espanhola e respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Mestranda do programa de pós-graduação em Sociedade Cultura e Fronteiras na linha de História e Memória oferecido pela mesma instituição. É aluna do Curso de Licenciatura em História do Centro Universitário Unicesumar.