Acadêmico da EAD Unicesumar recebe homenagem por superar deficiência visual

Departamento exclusivo de Apoio à Pessoa com Deficiência foi o diferencial na hora de escolher instituição para começar graduação

?

A Câmara de Vereadores de Rondonópolis/MT entregou ao aluno da Educação a Distância (EAD) da Unicesumar, Jean Peterson Tavares Maronez, 24, a Moção de Aplausos em reconhecimento ao seu esforço e superação. Ele é deficiente visual, cuja causa foi um erro médico ocorrido assim que nasceu, e, independente de suas limitações, construiu uma trajetória de sucesso. A homenagem aconteceu no dia 03 de setembro (sábado), durante a cerimônia da colação de grau da instituição.

Ao longo da vida, Jean enfrentou inúmeras dificuldades. Mas foi com os estudos que encontrou o caminho para se desvencilhar dos obstáculos. “A educação transforma. E, justamente por esse motivo, dediquei-me aos estudos, pois foi um meio que encontrei de ter sucesso tanto na vida pessoal quanto na vida profissional. Além disso, foi uma forma de mostrar para todos que, sim, eu também sou capaz, independente da minha condição”, diz Jean Peterson.

O que mais impressiona em Jean é sua habilidade com o empreendedorismo digital. Pós-graduando em Marketing Digital e graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, através da EAD Unicesumar no polo de Rondonópolis/MT, criou o “Blog de Autoridade” - blogdeautoridade.com/.

“Como não tinha recurso financeiro para montar uma empresa física, fiz algo com o que eu tinha: conhecimento. Foi então que entre 2015 e 2016 coloquei em prática o meu aprendizado e criei o “Blog de Autoridade”, que visa mostrar que é possível se tornar autoridade em um determinado assunto através de um blog profissional”, explica Jean.

Ele comenta que “se sente grato por fazer o que gosta, ensinando pessoas interessadas pelos assuntos que aborda e ainda tendo retorno financeiro por isso, através da venda de infoprodutos”, afirma. E destaca que sua vitória só foi possível por ter um estímulo especial. “Não posso deixar de agradecer minha esposa, Marilda, pois ela acredita no meu potencial, além de ser uma das pessoas que mais me incentivou e incentiva a seguir com meus projetos”, afirma.

Acessibilidade

Para iniciar o ensino superior, Jean analisou inúmeras instituições e optou pelo Centro Universitário Unicesumar. Diferentemente das dificuldades que teve entre a pré-escola e ensino médio, a Unicesumar possibilitou um estudo adequado às condições do aluno. “Foi um período de grande aprendizado e aperfeiçoamento profissional. Para me atender, a instituição adaptou os materiais de apoio que utilizei durante os cursos e o Ambiente Virtual do Aluno (AVA), de acordo com a minha condição”, comenta.

O Centro Universitário possui um departamento exclusivo de Apoio Discente à Pessoa com Deficiência. A área tem como objetivo garantir o bem-estar e acessibilidade ao desenvolvimento acadêmico do aluno deficiente, compreendendo o público que se enquadra nas políticas de educação inclusiva (deficiência: intelectual, auditiva, visual e física, como também os alunos com NEEs - Necessidades Educacionais Especiais).