Acadêmico de Iniciação científica Guilherme H. Bertacchini, da Engenharia Civil, participa do 61º Congresso Brasileiro do Concreto IBRACON, em Fortaleza

No evento, que reuniu mais de 1,5 mil participantes, o estudante apresentou os resultados do trabalho resultado de iniciação científica

O Acadêmico do 5º ano de Engenharia Civil da UniCesumar, Guilherme Henrique Bertacchini, participou do 61º Congresso Brasileiro do Concreto (CBC) IBRACON, realizado em Fortaleza (CE) entre os dias 15 e 18 de outubro de 2019. O 61º CBC é um evento anual de caráter técnico-científico organizado pelo Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), no qual estiveram presentes mais de 1,5 mil pessoas entre ouvintes, expositores, palestrantes nacionais e internacionais.

O evento ofereceu palestras, minicursos, competições estudantis e a XV Feira Brasileira das Construções em Concreto (FEIBRACON), contando também com eventos paralelos que debateram temas diversos, como o 1º Seminário Brasileiro de Edifícios Altos em Concreto e o Seminário de Inovações Tecnológicas.

Além disso, o 61º CBC ofereceu a oportunidade de exposição de trabalhos científicos para centenas de estudantes de todo o Brasil. O acadêmico da UniCesumar apresentou o trabalho proveniente de iniciação científica, em forma de pôster, “Analysis of the use of bamboo as partial substitute of steel in precast trusses in reinforced concrete slabs” (“Análise do uso de bambu como substituto parcial do aço em treliças pré-moldadas de lajes em concreto armado”, em português).

A pesquisa foi orientada pelo Prof. Me. Ronan Yuzo Takeda Violin, docente da Instituição no campus de Maringá.

“É importante que haja incentivo por parte das universidades e empresas, tanto financeiro quanto de suporte técnico, para que a pesquisa brasileira cresça no cenário mundial, e colabore para a solução de problemas atuais, e em eventos como este, existe ampla exposição de novas ideias e tecnologias”, destacou o estudante.