Acadêmico de Letras representará o Cesumar em encontro da SBPC

O aluno Sílvio Ruiz Paradiso, do terceiro ano de Letras, representará o Cesumar (Centro Universitário de Maringá) na 59ª Reunião Anual da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência -, que acontece esta semana em Belém do Pará. Ele apresentará o trabalho "Binarismo Margem/Centro em The Castaway, de Derek Walcott", elaborado com orientação da professora doutoranda Leoné Astride Barzotto.

O trabalho, que foi vencedor da III Mostra Interna de Iniciação Científica do Cesumar, na Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, é fundamentado em uma teoria literária recente - o pós-colonialismo. Tal teoria analisa toda marca textual resultante do processo de colonização, como subversão, hibridismo, resistência e linguagem.

Sívio Paradiso baseou seus estudos na colonização britânica no Caribe analisando nos poemas de Derek Walcot questões de nacionalidade e o dilema do caribenho de pertencer às duas pátrias, “a dois mundos constantemente, o seu próprio mundo e o mundo do colonizador”, assinala o estudante.

“Este assunto de dualidade, binarismo, antíteses culturais é um dos assuntos que marcaram Walcott continuamente. Assim, a presença dos binarismos é, na verdade, resultado inevitável desta mistura cultural, deflagrando os dois lados de um mesmo indivíduo”, esclarece o autor da pesquisa.

A reunião da SBPC deste ano tem como tema “Amazônica: Desafio Nacional”. No evento acontece a "14ª Jornada de Iniciação Científica", com trabalhos apresentados nos congressos de iniciação científica das universidades e a "SBPC-Cultural", com programação que valoriza a produção cultural da região.

Para participar do evento levando o trabalho produzido na instituição, o estudante Sílvio Paradiso recebeu incentivo financeiro da Diretoria de Pesquisa do Cesumar.