Acadêmico participa de Evento Internacional sobre Patrimônio Histórico

"O aluno Wanderson Schmidt, de 23 anos e bolsista de Iniciação Científica da UniCesumar Curitiba, teve artigo acadêmico aprovado na 3° edição do Simpósio Científico ICOMOS Brasil, que foi realizado entre os dias oito a 10 de maio, em Belo Horizonte (MG).

O trabalho intitulado “Requalificação de vazios urbanos sob a ótica da preservação e do desenvolvimento“, foi desenvolvido durante a participação do aluno no Programa de Iniciação Científica da Unicesumar – PIC, sob a orientação da professora Analu Cadore, Mestre em Urbanismo e História da Cidade, que possui diversas publicações e contribuições científicas acerca do tema explorado.

Às vésperas do evento, Wanderson enalteceu o aprendizado durante a graduação na UniCesumar. “A participação no Programa de Iniciação Científica da Universidade teve um papel fundamental nessa conquista, foi durante este período que tive a oportunidade de ingressar no universo da pesquisa sob a orientação de professores com alto nível intelectual. No terceiro ano da graduação já havia encontrado um objetivo para minha vida, me tornar um professor de Planejamento Urbano. Desde o meu ingresso na Unicesumar, passei grande parte do meu tempo na biblioteca da universidade, local pela qual tive a oportunidade de ler muitos livros e acessar conteúdos exclusivos. Sou muito grato a todos os mestres que tive, em especial a professora Analu Cadore, que vem me orientando a cerca de um ano nesta jornada”.

Para a professora Analu, a experiência do aluno de graduação em Programas de Iniciação Científica é essencial para o desenvolvimento acadêmico. "A participação nas atividades de pesquisa promovidas pelos Programas de Iniciação Científica é primordial para que formemos cabeças pensantes capazes de fazer a diferença no mundo. Nós, docentes, temos a obrigação de iniciar os alunos em caminhos do conhecimento cada vez mais altos, pois eles que irão construir as cidades do futuro. É essencial estarmos sempre em contato com o desenvolvimento intelectual pessoal para que possamos aproximar os alunos desta realidade, fazendo com que possam visualizar as possibilidades que o conhecimento científico nos dá”.