Acadêmicos da UniCesumar de Curitiba conhecem o Centro Paranaense de Referência em Agroecologia

Os alunos do segundo ano de Medicina Veterinária e Biologia da UniCesumar de Curitiba visitaram, na semana passada, o Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA). A atividade teve o objetivo de demonstrar aos alunos a importância das práticas agroecológicas na produção animal.

A professora Helen Raksa, reforça que a visita é uma maneira de esclarecer aos futuros profissionais que a utilização de métodos alternativos de produção animal é possível e viável. “É uma forma de tornar o sistema mais ecológico e sustentável, com ajuda de simples ferramentas que podem ser inseridas desde o pequeno até o grande produtor. Esse método proporciona benefícios e bem-estar não unicamente à saúde animal, mas também à população”.

A atividade foi desenvolvida dentro das disciplinas de Agrostologia, onde os alunos conheceram o Sistema de Pastoreiro Racional Voisin; de Patologia, que demonstrou as principais patologias que acometem os animais, evidenciando que esse sistema de produção reduz a incidência dessas patologias e que é possível o controle das doenças com métodos alternativos aos medicamentos convencionais; e da matéria de Bem-Estar Animal, em que os alunos viram que a produção agroecológica proporciona uma melhor qualidade de vida aos animais.