Acadêmicos da UniCesumar de Curitiba realizam atividades na Aldeia Kuaray Haxa

Orientações e atendimento foram prestados pelos alunos de Odontologia e Medicina Veterinária

O contato com práticas reais, já nos primeiros anos da graduação, faz a diferença na formação de profissional de excelência. Neste mês, os acadêmicos de Medicina Veterinária e Odontologia da UniCesumar, Campus Curitiba, estiveram na Aldeia Kuaray Haxa, que fica em Guaraqueçaba. A visita teve o objetivo de orientar e atender a comunidade indígena sobre higiene bucal e dar assistência aos animais que vivem no local.

Os alunos de Odontologia, sob a supervisão dos professores, atenderam as crianças da Aldeia, desenvolvendo atividades recreativas, orientação e realizando exame clínico. “Devido à necessidade observada na Aldeia e o interesse dos alunos em atuarem nessas atividades, vamos transformar essa ação em algo rotineiro, envolvendo mais alunos nas próximas visitas para ampliar os serviços prestados aos indígenas”, conta a professora de Odontologia, Fabiana Marques

Os alunos de Medicina Veterinária também participaram da ação, sob a supervisão da professora Katlyn Meyer. “Nós montamos uma estrutura para consultas e conseguimos atender 13 cães e gatos. Foi um resultado muito bom, pois orientamos sobre o cuidado e bem-estar animal, medicamos os animais, que também foram desverminados. O contato dos alunos com o pessoal da aldeia foi bem legal, pois eles realizaram todo o atendimento, com o nosso auxílio”, conta a professora Katlyn.

A visita também resultou em doação de ração e foram distribuídas escovas dentais e demais artigos de higiene bucal. Todo o material foi arrecadado entre a comunidade e empresas parceiras.