Acadêmicos da Unicesumar de Ponta Grossa realizam visita técnica à Zero Resíduos

Atividade foi uma forma de integrar os alunos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharias

A terça-feira, 12, foi movimentada para os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia de Produção da Unicesumar Ponta Grossa. Orientados pela professora Andressa Ferrari, os estudantes foram a campo, ao distrito industrial, para uma visita técnica à empresa Zero Resíduos, que é especializada em soluções relacionadas a resíduos empresariais.

Atualmente, a companhia atua diretamente na solução de problemas ambientais relacionados à disposição final e tratamento adequado de resíduos de diferentes tipologias, concentrando suas atividades em três áreas distintas de serviços:

Unidade de Transbordo: área devidamente projetada, seguindo critérios executivos para licenciamento ambiental, onde são recebidos e separados resíduos perigosos e não perigosos para que sejam transportados com segurança até o Destinador Final (Aterros Industriais, Unidades de Tratamento de Efluentes, Unidades de Coprocessamento). Todo o transporte de resíduos é rastreado e devidamente documentado.

Estação de Tratamento de Resíduos de Saúde: unidade que realiza tratamento de resíduos de saúde por Autoclave. Após o tratamento os resíduos são triturados, para que sejam desconfigurados, evitando-se assim qualquer reutilização.

Estação de Tratamento de Resíduos da Construção Civil: unidade que realiza a trituração de resíduos classe A da construção civil (restos de concreto, material cerâmico, caliça), promovendo sua reciclagem e fazendo com que esse material volte à cadeia produtiva. No processo de trituração pode-se obter diferentes categorias de materiais (brita, pedrisco e areia). Atualmente essa matéria-prima reciclada é utilizada na fabricação de blocos de concreto em uma empresa ao lado da estação de tratamento da Zero Resíduos.

A visita mostrou ao grupo a importância da integração entre a Arquitetura e Urbanismo e as Engenharias Civil e de Produção. Os guias responsáveis pelo acompanhamento da visita na Zero Resíduos são engenheiros de Produção. Além disso, durante todo o detalhamento dos espaços da empresa, os alunos foram informados de que a elaboração do projeto arquitetônico da companhia foi feito com a união de arquitetos e engenheiros civis, resultando na viabilização do licenciamento ambiental da Zero Resíduos junto ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP).