Unicesumar
Unicesumar

Acadêmicos de Arquitetura e Engenharia Civil da Unicesumar visitam o Aterro Botuquara

Objetivo foi introduzir o conceito de resíduos sólidos e sua importância para o meio ambiente

No último sábado, 2, os alunos da 1ª série dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil estiveram em visita técnica de estudos no Aterro Controlado Botuquara, em Ponta Grossa. Toda a atividade foi orientada pelo Professor João Guilherme Baggio, dentro da disciplina de Ciências do Ambiente, com o acompanhamento de um colaborador da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA).

O objetivo do trabalho foi introduzir o conceito de resíduos sólidos e sua importância para o meio ambiente, bem como conhecer e classificar o espaço destinado para a disposição final dos resíduos da cidade, de modo que os acadêmicos experienciem o conceito de Ecologia.

O professor João Guilherme Baggio, explica a importância da visita técnica. “Conhecer a disposição final dos resíduos sólidos é de extrema importância para os futuros profissionais de Engenharia Civil e Arquitetura. Aqui no aterro eles puderam ver e entender as diferenças entre as formas mais conhecidas de disposição final de resíduos, que são o aterro sanitário, o aterro controlado e o lixão a céu aberto”.

Durante a visita, os acadêmicos puderam compreender que a disposição final de resíduos sólidos requer uma complexa operação para obtenção da absoluta neutralidade com o meio ambiente. As principais formas de poluição desse tipo de resíduo são a contaminação do solo, dos lençóis freáticos e do ar. As consequências dessa poluição podem resultar na proliferação de doenças decorrentes de pragas de ratos, insetos e animais que vivem dos rejeitos, assim como outras doenças ocasionadas pela poluição dos lençóis freáticos, como, por exemplo, a diarreia.

Últimas notícias

Categorias