Acadêmicos de Enfermagem da UniCesumar de Curitiba visitam a Casa da Mulher Brasileira

Atividade foi realizada dentro da disciplina de Saúde da Mulher

Os alunos do terceiro ano de Enfermagem da UniCesumar de Curitiba estiveram, na sexta-feira (29), na Casa da Mulher Brasileira e Delegacia da Mulher. A visita teve o objetivo de possibilitar aos alunos a experiência de observar e compreender a rotina da Delegacia da Mulher, bem como o processo de denúncia e a Rede de Proteção à Mulher em situação de violência.

Na visita, além de os estudantes conhecerem as instalações administrativas e os locais de atendimento das vítimas e do agressor, também participaram de uma palestra sobre acolhimento e o perfil do atendimento de mulheres em situação de violência.  Ao final, receberam um livreto com depoimento das mulheres que passaram pela Casa da Mulher Brasileira, conseguiram superar a violência e virar a página.

A delegada Eliete Kovaliuk, responsável pela Delegacia da Mulher, explicou que a mudança da Delegacia para o mesmo local da Casa da Mulher Brasileira garante o atendimento e triagem psicossocial de todas as mulheres que buscam atendimento.  No mesmo espaço funciona também um Cartório, Defensoria Pública, Juizado de Violência Doméstica e Familiar, Ministério Público, Patrulha Maria da Penha e um abrigo transitório para as vítimas.

Para a professora Mariana Khater, a ação é importante, pois oferece a oportunidade dos futuros enfermeiros vivenciarem a realidade. “Na disciplina de Saúde da Mulher, discutimos o panorama da saúde feminina no Brasil e a estatística é de que uma em cada cinco mulheres já sofreu algum tipo de violência. O enfermeiro em sua prática irá se deparar com mulheres em situação de violência e a sensibilidade do enfermeiro neste tipo de atendimento pode fazer toda a diferença”, destacou.