Acadêmicos de Enfermagem participam da Cerimônia da Lâmpada

Na atividade, os estudantes do 4º ano entregam o símbolo para os alunos do 3º ano

Cerca de 60 estudantes dos 3º e 4º anos do curso de Enfermagem da UniCesumar participaram na última sexta-feira, 9, da XV edição da tradicional Cerimônia da Lâmpada.

A cerimônia foi realizada no Auditório Dona Etelvina, no Bloco 7 da UniCesumar e contou com a presença do pró-reitor de Ensino, Valdecir Simão, da coordenadora do curso de Enfermagem, Juliana Dalcin Donini, além de professores, amigos e familiares dos estudantes.

A coordenadora do curso de Enfermagem da UniCesumar, Juliana Dalcin Donini ressalta a importância da cerimônia para os acadêmicos. “A Cerimônia da Lâmpada eterniza a profissionalização da assistência de enfermagem como uma das mais nobres profissões da vida moderna”.

Simbologia da Lâmpada

Florence Nightingale, enfermeira na época da Guerra da Criméia (1854 a 1856) em suas noites dedicadas ao atendimento às vítimas da guerra, caminhava de forma incansável entre os enfermos carregando uma lamparina que além de iluminar o seu percurso também anunciava àqueles que esperavam por cuidados médicos que ela estava se aproximando.

Devido ao seu costume de carregar consigo uma lâmpada, Florence ficou conhecida como a ‘Dama da Lâmpada’ e em sua memória a lâmpada foi adotada como o símbolo da enfermagem.