Acadêmicos de Farmácia coletam mais de 40 quilos de medicamentos vencidos ou em desuso

Ação foi realizada em lembrança ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamento, 5 de maio

O descarte incorreto de medicamentos vencidos ou em desuso pode causar consequências ao meio ambiente e à saúde. Para alertar a comunidade acadêmica desse perigo, os alunos de Farmácia da UniCesumar promoveram, na primeira semana de maio, uma campanha de uso racional e coleta de medicamentos.

A atividade foi realizada em lembrança ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamento e também alertou sobre os perigos da automedicação.  Os acadêmicos se dividiram em quatro grupos, que montaram pontos de coleta no campus da Instituição. A ação resultou no recolhimento de mais de 40 quilos de medicamentos.

Segundo o professor Rafael Padial, os remédios recolhidos foram entregues na UniCesufarma, que faz a destinação correta via empresa terceirizada. “Chamamos essa ação de logística reversa, que é quando o remédio retorna para a indústria para o descarte correto. Essa é uma atividade importante por garantir que seja descartado em local seguro, por isso realizamos anualmente essa ação entre os alunos”.

Padial também explica que o descarte incorreto, seja na pia ou no lixo, causa danos ao meio ambiente. “Esse medicamento pode chegar ao lençol freático, causar contaminação e nas próximas décadas podemos ingerir uma água contaminada. Além disso, ingerir remédio vencido pode piorar o efeito colateral, gerar intoxicação e desencadear reações adversas. Por isso, reforçamos com o pessoal que o uso de remédio tem que ser necessário, efetivo e seguro”.

A aluna Maria Amélia Gonçalves, do segundo ano de farmácia, participou da coleta orientando os demais colegas da instituição sobre a campanha. “Foi muito legal promover essa atividade, pois as pessoas ficam em dúvida sobre o que fazer com o medicamento quando passa do prazo de validade. Além disso, foi uma ação que uniu todas as turmas de farmácia, criando uma integração entre os alunos e fortalecendo a amizade”.