Acadêmicos de Medicina Veterinária preparam maquetes para explicar a célula e ciclos parasitológicos

Trabalhos foram desenvolvidos nas disciplinas de Citologia, Histologia e Parasitologia.

Os alunos de Medicina Veterinária da UniCesumar de Curitiba apresentaram, nesta semana, as maquetes que produziram para explicar o funcionamento das células e os ciclos parasitológicos.

Os estudantes do primeiro ano fizeram o trabalho para as disciplinas de Citologia e Histologia e os alunos do segundo para a disciplina de Parasitologia. Os grupos de acadêmicos tiveram dois meses para produzir as maquetes e cada um utilizou materiais específicos, entre eles gelatina, EVA, isopor, materiais de artesanato, entre outros. Um deles optou por utilizar impressora 3D na criação de pulgas para a maquete, que explicava sobre a patogênese do animal.

A professora Maria Christine Rizzon Cintra explica que a atividade é uma forma de estimular a criatividade dos alunos, a fim de que aprendam de uma maneira leve, o conteúdo. “No processo de aprendizagem dos alunos, conseguimos diferenciar as maneiras pelas quais eles aprendem de forma mais fácil e o trabalho em grupo com certeza é uma delas. Algumas atividades são extremamente importantes para a fixação do conteúdo principalmente nas disciplinas básicas, que algumas vezes possuem poucas aulas práticas”.