Estudantes de pós irão lançar livros durante Congresso Internacional de EAD

Iniciativa pode ser a porta de entrada para que os alunos sigam a vida acadêmica

Parte da equipe organizadora dos livros

Com a missão de promover educação de qualidade, a Unicesumar busca, constantemente, a integração do ensino-pesquisa-extensão durante a vida acadêmica de docentes e alunos. Por isso, a instituição incentiva professores e acadêmicos a participarem de atividades que contribuam para o desenvolvimento profissional e pessoal.

O resultado do trabalho desenvolvido pelos cursos de pós-graduação da Educação a Distância (EAD) da Unicesumar é visível. Os alunos vão lançar, pela primeira vez, dois livros no 22º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED). O lançamento acontecerá no próximo dia 20 (terça-feira), às 15h, na cidade de Águas de Lindóia- SP.

Para a coordenadora dos cursos de pós-graduação da EAD Unicesumar, Siderly Almeida, a oportunidade possibilita melhorar a qualidade dos artigos produzidos. “A chance de ter artigos publicados em um livro, incentiva os alunos a se esforçarem cada vez mais para produzir textos bem elaborados, elevando ainda mais a qualidade de ensino da instituição”, explica.

A coordenadora comenta que a possibilidade do aluno publicar um artigo em um livro é um diferencial da Unicesumar. “Com essa iniciativa, a nossa instituição se destaca das demais, pois permite que o aluno, ao final da pós-graduação, torne-se autor de um capítulo de livro”, destaca.Livros pós

Já para o aluno da pós-graduação de Metodologia de Ensino em História e Geografia, no polo de Belém/PA, Gracileno Pimentel, a oportunidade de fazer parte de um livro com a autoria de um capítulo é única. “Eu só imaginava fazer parte de um projeto como esse depois de fazer um mestrado. E meu o sonho veio muito antes. Com certeza, essa chance foi a maior e a mais importante da minha vida”, afirma.

Pimentel comenta que a publicação em um livro era uma realidade distante. “Vim de uma família humilde e com poucos recursos para o estudo. Tive muitas dificuldades e muita gente me desmotivou. Mas isso não foi o bastante para impedir de seguir meu caminho. Pelo contrário, as oportunidades apareceram e as agarrei com todas as minhas forças. E a participação nesse projeto, por exemplo, me incentivou ainda mais. Estou me preparando para escrever um livro sobre a cidade que nasci e moro: Garapé-Miri, localizada no interior de Belém do Pará”.

O tema do artigo de Gracileno Pimentel é “Região Metropolitana de Belém do Pará frente a expansão urbana”. Na tese, o acadêmico discute a falta de políticas públicas e de planejamento da região de Belém do Pará, cujo crescimento está excluindo os menos favorecidos de direitos básicos como saúde, educação, transporte, entre os serviços públicos.

Não para por aí

A instituição preza pela qualidade. Por isso, a intenção do curso de pós-graduação da EAD da Unicesumar é que a publicação de artigos em livros continue para que mais alunos se dediquem e pesquisem cada vez mais.

A coordenadora de curso acredita que a criação de outros volumes pode servir como um incentivo e ser uma porta de entrada para a vida acadêmica. “Quem sabe essa iniciativa não é o empurrãozinho que faltava para que nossos alunos se apaixonem pela vida acadêmica e venham a ser grandes expoentes em suas áreas?”, questiona Siderly.

CIAED

O CIAED é um dos maiores eventos de EAD no Brasil e é organizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Este ano, o Congresso vai acontecer entre os dias 19 e 23 de setembro, na cidade de Águas de Lindóia- SP e visa discutir “O contínuo desafio de aumentar a qualidade na EAD”.

O encontro vai contar com importantes nomes de estudiosos e defensores do tema, inclusive, com a presença de pesquisadores nacionais e internacionais.

Acesse os livros

Conhecimento e Educação