Acadêmicos de Engenharia Civil participam de aula de campo

Alunos do terceiro ano do curso de Engenharia Civil da UniCesumar de Curitiba participaram, no último dia 17, de uma aula de campo. Trata-se de uma oportunidade para os acadêmicos participarem de uma atividade prática no Morro do Anhangava, no Parque Estadual da Serra da Baitaca, localizado no município de Quadro Barras, há 31 km da capital paranaense.

A atividade faz parte de ações desenvolvidas no curso que são voltadas ao aprendizado por meio de metodologias que coloquem o aluno em uma imersão do ensino, observando na prática aspectos aprendidos em sala de aula. O objetivo da ida ao morro foi apresentar a formação geológica e elementos de geomorfologia, ambos ensinados na disciplina de Geologia, a partir da perspectiva de experimentação.

Os acadêmicos realizaram a subida ao Anhangava, que é localizado em uma região “culturalmente conhecida por sua mineração, onde ainda se encontra em atividade de exploração da rocha ígnea de maior predomínio: o Granito Anhangava”, destacou o professor de Geografia, Angelo Hartmann Pires, que foi o idealizador da aula.

Durante o percurso, os alunos fizeram paradas estratégicas para demonstrar os processos de intemperismo, pedogênese e formas do relevo da área. Ainda de acordo com o professor, todos saem ganhando com ações como esta. “Além do ganho técnico a respeito dos conhecimentos da disciplina de Geologia que nossos alunos absorvem, houve ainda a possibilidade de vivenciar a dinâmica de subida da montanha (muitos ainda não conheciam), proporcionar o convívio entre eles fortalecendo a união da turma e melhorando de forma cooperativa o trabalho em equipe.”