Acadêmicos realizam trote solidário no Lar dos Velhinhos de Maringá

No último sábado (18), alunos de 12 cursos de graduação da Educação a Distância (EAD), participaram de uma ação social no Lar dos Velhinhos de Maringá. Entre as atividades desenvolvidas, estavam: oficina sobre o direito do idoso, aplicada pelo curso de Serviço Social; roda de histórias, dos cursos de Pedagogia e Letras; alongamento e dança, promovida por alunos de Educação Física; customização de roupas, do curso de Design de Moda; repaginada do jardim, realizada pelos alunos de Design de Interiores e almoço especial, servido pelos alunos de Gastronomia.

A ação faz parte de um projeto de ensino e extensão, cujo principal objetivo é divulgar o Estatuto do Idoso, pouco conhecido pela sociedade. Segundo a professora Maria Cristina Brito Cunha, coordenadora do curso de Serviço Social EAD e idealizadora do projeto, o Brasil passa por um processo de envelhecimento populacional, e questões como essa devem ser mais discutidas e levadas a conhecimento público.

Para se ter uma ideia, segundo estudo realizado pela Secretaria Nacional de Promoção de Defesa dos Direitos Humanos, o número de idosos aumentou significativamente nos últimos 20 anos, estimando-se que uma em cada nove pessoas no mundo tem 60 anos ou mais. Nesta perspectiva, em 2050, haverá mais idosos do que crianças menores de 15 anos. “O Brasil precisa estar consciente do que isso representa. É papel de cidadania tratar este tema como uma grande questão social e desafio para o século 21”, afirma a coordenadora.

Na perspectiva acadêmica, o projeto visa relacionar o conhecimento teórico com a prática. Maria Cristina, explica que as ações foram planejadas de acordo com as necessidades da instituição atendida, onde cada curso poderá expressar suas competências, promovendo assim uma doação de saberes. A ação estende-se até o dia 22 de abril, com outras atividades.

026 043067 083108 111134 094

Trote Solidário: Cidadania não tem idade