Acadêmicos vão testar conhecimentos no 1º Game “Quem sabe RESPONDE. Quem não sabe PERGUNTA!”

Competição será via Skype com oito polos EAD, simultaneamente, em diversas regiões do país

Noticia_EAD_GAME_QSR_QNSPOs alunos dos cursos de Ciências Contábeis e Gestão Financeira da Educação a Distância (EAD) da Unicesumar foram desafiados a testar seus conhecimentos com uma dinâmica inovadora. Nos próximos sábados, eles vão participar do game online “Quem sabe RESPONDE. Quem não sabe PERGUNTA!”. O jogo terá duas fases. A primeira será no próximo sábado (17), a partir das 10h, em diversas regiões do país.

A atividade faz parte de um projeto de ensino desenvolvido pela coordenação, em conjunto com os mediadores e tutores dos cursos. Vão participar da competição os polos de Maringá/PR, Campo Mourão/PR, Belém/PA, Brasília/DF, Três Lagoas/MS, Varginha/MG, Campinas/SP, e Blumenau/SC. Cada unidade de ensino terá um grupo, com seis acadêmicos.

“A tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas e na educação não é diferente. Para inovar ainda mais o ensino dos alunos de Ciências Contábeis e Gestão Financeira da EAD Unicesumar, resolvemos utilizar o game como instrumento de aprendizagem. Além disso, com a ação, proporcionamos interação entre os alunos de diversos polos de várias regiões do Brasil”, diz o coordenador dos cursos, professor José Manoel da Costa.

A disputa vai acontecer via Skype com os oito polos e será transmitida ao vivo. Terão acesso todos os acadêmicos das duas graduações da instituição, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Na 1ª fase, todos os times vão jogar. Serão feitas perguntas alternadas para as equipes que vão responder ou repassar os questionamentos. O grupo que acertar acumula os pontos. Já quem errar, “paga” metade dos pontos da pergunta para a outra equipe. Nesse momento, o moderador do game responde a questão, contribuindo com o aprendizado.

O coordenador explica que cada partida terá 10 perguntas, sendo seis de nível fácil, com alternativas, valendo 10 pontos cada uma, e quatro perguntas de nível médio, sem alternativas, valendo 20 pontos cada. Se houver empate serão feitos novos questionamentos de nível difícil, até desempatar.

A equipe que ganhar a partida na 1ª fase (eliminatória) estará automaticamente classificada para a Semifinal. Na semifinal (01/10) serão duas partidas entre os quatro vencedores da 1ª fase. Os dois grupos vencedores disputarão a grande final.  A final (01/10) será realizada em partida única e a equipe vencedora será a campeã do 1º game “Quem sabe RESPONDE. Quem não sabe PERGUNTA!”. O time campeão vai ganhar um kit estudo da Unicesumar.