Unicesumar
Unicesumar

Aleitamento é discutido no Cesumar

Termina nesta quinta (03) à tarde o I Simpósio de Aleitamento Materno realizado pelo Cesumar. Durante a cerimônia de abertura do evento, ontem (02) à noite, no auditório Dona Etlevina, foi destacada toda a importância da amamentação como um ato de amor e necessária para a saúde física e mental desde a primeira fase da vida humana.
A professora Carla Salati Almeida Ghirelo Pires, coordenadora do curso de Fonoaudiologia, falou da importância de amamentar. Mãe de seis filhos, usou o seu próprio exemplo para falar a respeito. Ela contou que ficou mais de 16 anos amamentando e que isso é tido, por ela e pelo marido, como um grande gesto de amor aos filhos.
    A enfermeira Rita de Cássia Inocente Kikuche, presidente do Comitê Municipal de Aleitamento Materno, falou sobre as complexidades da amamentação. Para ela, o ato tem de ser natural e a pressão para que a mulher amamente chega a ser prejudicial na produção do leite. Ela também falou da importância do companheiro se fazer presente nessas horas e dar todo apoio à mulher para que ela se sinta encorajada.
O professor Cláudio Ferdinandi, pró-reitor acadêmico, também fez uso da palavra. Ele comentou sobre a importância de desmistificar o seio como objeto erótico na hora de  amamentar e finalizou dizendo que o homem tem muito respeito pela mulher que amamenta.
Já a palestrante da noite, professora Lilyan Dalete Soares de Araújo, docente há mais de 24 anos, disse que a amamentação é simples para os animais, mas complexa para o ser humano, onde o emocional exerce grande influência. "Por isso, é importante que os profissionais da saúde estejam atentos a isso e que vejam que não somente é necessário amamentar, mas é preciso ser possível", observou.
Para a professora, amamentar está na moda. "Todos os meios de comunicação falam dessa importância, mas os índices continuam baixos.  Os profissionais de saúde é que precisam entender mais sobre o aleitamento para que possam ajudar a ajudar a levantar esses índices", finalizou.
O I Simpósio de Aleitamento Materno é uma iniciativa do curso de Fonoaudiologia com a participação de palestrantes do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

Últimas notícias

Categorias