Aluna de Arquitetura e Urbanismo da Unicesumar vence “Prêmio Cidade Jardim”

Instituição também teve acadêmica que conquistou a terceira colocação

A estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da UniCesumar, Maria Gabriela Mussiato Thom, foi a grande vencedora do “Prêmio Cidade Jardim”. O concurso foi organizado pela Prefeitura Municipal de Maringá e pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (IPPLAM).

O trabalho apresentado pela estudante da UniCesumar pela acadêmica,buscou incentivar trabalhos com propostas fundamentadas para o Planejamento Urbano e Gestão Territorial do Município e Região Metropolitana. O orientador do trabalho foi o professor Paulo Renato de Castro Alves.

Ao todo, foram 23 trabalhos inscritos e, além da primeira colocação, a UniCesumar também ficou com a terceira colocação. A estudante Ariadny Fischer Soares, orientado pelo professor Thiago Botion Neri, desenvolveu o trabalho “Plano de Revitalização da Zona 10”.

A comissão julgadora foi composta por representantes do Instituto de Arquitetos do Brasil – núcleo de Maringá (IAB), da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Maringá (AEAM) e do IPPLAM. O concurso teve como critérios de avaliação os seguintes pontos: embasamento em problemas reais do planejamento urbano do município; diagnóstico corretamente que comprovem a vocação da área para a função estabelecida; participação da sociedade na orientação das necessidades; embasamento teórico; entendimento crítico e contribuição para o projeto do município; propostas de qualidades técnicas, conceituais, funcionais, formais e que apresentem viabilidade para implantação; apresentação e comunicação visual e; inovação.

O coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da UniCesumar, Paulo Renato de Castro Alves, ressalta a importância da participação dos acadêmicos nos concursos. “É de extrema importância por aproximar a academia da administração pública. O incentivo da pesquisa e planejamento urbano deve nortear os cursos de Arquitetura e Urbanismo para promover a ciência de que o espaço público é o lugar do encontro e da troca, devendo ter qualidade para possibilitar uma cidade para todos, garantindo a cidadania e a sustentabilidade”.