Unicesumar
Unicesumar

Aluna e Professora da Unicesumar recebem Prêmio de Melhores TCCs do Crea-PR

A ex-aluna do curso de Engenharia Química da Universidade Cesumar- UNICESUMAR, Isabella Zanette Silva, teve seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) premiado na 5a Edição do “Prêmio melhores TCCs” promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná – Crea-PR na modalidade de Engenharia Química durante o Fórum de Docentes e Discentes que ocorreu em Curitiba.

O trabalho classificado em 2o lugar, intitulado: “Coagulante magnético de Moringa oleifera e grafeno para o tratamento de efluentes” foi orientado pela Profa. Dra. Natália Ueda Yamaguchi, docente no Programa de Mestrado em Tecnologias Limpas da Unicesumar. A pesquisa objetivou a aplicação de um coagulante natural para o tratamento de efluentes industriais utilizando nanotecnologia para a melhoria da eficiência de sedimentação e reutilização do coagulante, buscando desta forma, uma prática sustentável no tratamento de efluentes industriais.

A aluna participou, durante três anos, dos programas de iniciação científica da Unicesumar, orientada também pela Profa. Dra. Natália Ueda, onde foi bolsista pelo Cnpq, Fundação Araucária e pelo ICETI.

Após iniciar o estágio em uma empresa de tratamento de efluentes, a pesquisa surgiu da ideia de unir a prática com a pesquisa, buscando uma solução alternativa e natural para o processo de coagulação/floculação e sedimentação no tratamento de efluentes.

Isabella ressaltou: “Acredito que meu trabalho pode contribuir para a sociedade como um despertar da preservação do meio ambiente, hoje uma preocupação mundial, principalmente com relação a qualidade da água potável. Assim, os efluentes devem ser tratados da melhor forma possível para que sejam despejados nos corpos hídricos sem comprometer a qualidade destes. A semente de Moringa, por ser natural, é biodegradável e não-tóxica, e as nanopartículas podem ser reaproveitadas no processo, o que não gera um grande descarte”, finalizou Isabella.

Esta premiação é uma iniciativa única do Crea-PR, envolvendo mais de 100 instituições de ensino e uma gama de professores. A presente edição bateu o recorde do número de participantes, com 212 trabalhos indicados pelos coordenadores de curso.

Os trabalhos premiados estão disponíveis na Revista Técnico-Científica, do Crea-PR, em uma edição dedicada somente aos trabalhos vencedores deste ciclo dos Melhores TCCs video-coagulante-magnetico

Últimas notícias

Categorias