Aluna Flavia Franco, do mestrado em Tecnologia e Segurança Alimentar, desenvolve parte de sua pesquisa no Instituto Politécnico de Bragança/Portugal, mediante um convênio de cooperação estabelecido pelo ICETI, em 2020

A aluna Flavia Helena Franco de Moura, do Mestrado em Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar, foi a 1ª aluna da UniCesumar a desenvolver parte de suas pesquisas, no Instituto Politécnico de Bragança, mediante um convênio de cooperação estabelecido pelo ICETI, no início de 2020.

Com o tema “Compostos Bioativos e Pontencial Antitumoral do Aranto” (Kalanchoe daigremontiana Raym-Hamet & H. Perrier), foram realizados vários testes antiproliferativos com diferentes linhagens de células tumorais, entre elas: NCI-H460 (non-small cell lung carcinoma), CaCo-2 (colon adenocarcinoma), MCF-7 (breast carcinoma), AGS (stomach carcinoma). O laboratório de pesquisas está localizado dentro do BRIGANTIA ECOPARK, que é um dos Polos de Ciência & Tecnologia de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Foram, também, realizados testes no Departamento das Agrárias no IPB, para avaliar a atividade anti-inflamatória, atividade antioxidante através de testes TBARS e OxHLia, testes inovadores feitos com lipídios de cérebro de porco e com sangue de ovelhas respectivamente, além da avaliação da hepatotoxicidade do Aranto.

Flávia esteve em Bragança no mês de setembro/2020 e ressaltou que intercâmbios como este auxiliam o aprendizado e interação com estudantes de diferentes países e culturas, além de atualização do conhecimento de novas tecnologias de pesquisa que estão sendo desenvolvidas no Centro de Investigação de Montanha, que se situa dentro do IPB e reúne alguns dos pesquisadores mais destacados de Portugal e de toda a Europa.