Aluna Natalia Santos, do Mestrado em Promoção da Saúde, participa do XI Congresso Sul-Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, em Curitiba

Evento, que já está na 11ª edição, ocorre de dois em dois anos alternadamente em estados do sul do Brasil

A aluna Natalia Quevedo dos Santos, aluna do mestrado em Promoção da Saúde da UniCesumar, participou, entre os dias 25 e 27 de julho de 2019, do XI Congresso Sul-Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, XXIX Jornada Paranaense de Geriatria e Gerontologia e VII Simpósio Idoso na Atenção Primária, realizado em Curitiba (PR).

O Congresso Sul-Brasileiro de Geriatria e Gerontologia (CSBGG) é um evento bianual, que a cada edição é sediado alternadamente em um dos três estados do sul do Brasil. A organização é compartilhada pelas seções estaduais da SBGG do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Na 11ª edição, o CSBGG teve como tema "Boas práticas para o pró-envelhecimento", pois o envelhecimento não é uma doença ou um problema que deva ser evitado ou combatido, mas um fenômeno normal da condição humana, que deve transcorrer com as melhores condições possíveis de saúde, autonomia, independência e qualidade de vida.

O XI CSBGG abordou as boas práticas consagradas e também as novidades existentes para proporcionar que o envelhecimento ocorra da forma mais bem-sucedida possível. Além disso, oportunizou uma diversificada programação científica, que incluiu entre seus palestrantes muitos dos principais nomes da geriatria e gerontologia do Sul do Brasil, bem como outros convidados de renome nacional, e também convidados estrangeiros.

A mestranda Natalia Quevedo apresentou o projeto em modalidade pôster intitulado ‘’Comparação da Qualidade de Vida Entre Jovens e Idosos de um Município do Noroeste do Paraná’’, de autoria conjunta com o professor José Gonçalves Vicente e sob a orientação da professora Dra. Sonia Maria Marques Gomes Bertolini, recebendo elogios sobre a importância do estudo apresentado.

“As palestras contribuíram de forma relevante para o meu crescimento acadêmico, intelectual e como pesquisadora, atualizando com o que há de mais novo em sua área e inúmeras inspirações para futuras pesquisas”, complementou Natália, agradecendo ao Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia Inovação (ICETI) pela ajuda de custo cedida, que proporcionou a consolidação da rede contatos entre a mestranda e pesquisadores de ponta.