Unicesumar
Unicesumar

Aluna Unicesumar de 81 anos está em sua terceira graduação

Aluna Unicesumar de 81 anos está em sua terceira graduação

Nunca é tarde para começar! Quem nunca ouviu e já repetiu este conselho para um amigo que se encontra em dúvida, talvez, em iniciar um novo processo em sua vida? Muitos de nossos sonhos e vontades podem ser realizados, o que precisamos é de determinação. Se você está precisando de inspiração para dar um "pontapé" inicial em seus sonhos, a história da dona Antônia da Silva Vieira, pode te ajudar.

Tia Toninha, como é mais conhecida, completará em junho deste ano 82 anos, e como toda senhora nesta idade, adora cuidar dos filhos, mimar os netos e os bisnetos. Até aí tudo normal, não fosse sua vontade de buscar novos conhecimentos e aprendizado.

Dona Antônia se casou com 17 anos, teve 12 filhos e dedicou sua vida à família. Foi costureira por 25 anos, porém nunca desistiu de seu grande sonho: voltar a estudar. Aos 74 anos, com os filhos já criados, decidiu voltar à sala de aula, terminou o ensino médio e logo em seguida ingressou na faculdade. Desde então, não parou mais. Dona Antônia é graduada em Serviço Social, Psicopedagogia, e agora vai para o terceiro curso superior: Licenciatura em História, e escolheu a educação a distância da Unicesumar (polo Itajubá) para mais este desafio.

Além dos estudos, dona Antônia trabalha como voluntária em um Centro de Assistência e Atendimento Social em um bairro carente de sua cidade. Também, como voluntária, dá aulas de bordado para mulheres e adolescentes.

Diz que "adora" estudar, gosta de música, e tem hábito de leitura, seus livros preferidos são os científicos, pois assim ela pode discutir com propriedade assuntos cotidianos. E ela não quer parar por aqui, após terminar o curso de História, vai fazer outra graduação. "Assim minha mente se mantém ativa, ocupada, e com o conhecimento que adquiro posso ajudar as pessoas. Me sinto realizada e útil, o conhecimento nunca será tirado de mim", completa dona Antônia.

Últimas notícias

Categorias