Alunas da Unicesumar tem artigo aceito em conferência de Cingapura

Instituto Cesumar de Tecnologia e Inovação financiou o projeto.

IMG-20160916-WA0013Um artigo produzido por professores e alunos da Unicesumar foi aceito na 7ª Conferência Internacional sobre Pesquisas em Ciência e Tecnologia, em Cingapura. O evento será realizado nos dias 10 e 11 de novembro no Centro de Convenções da Nanyang Technological University e tem como objetivo reunir a indústria, academia e profissionais para o compartilhamento de ideias, experiências e resultados de pesquisas científicas.

O trabalho é fruto de um projeto de Iniciação Científica e faz parte de um projeto no Mestrado de Gestão de Conhecimento da Unicesumar, dos professores Nelson Tenório Junior e Flávio Bortolozzi, das alunas do Mestrado Danieli Pinto e Amanda Ferrarezi Vidotti e duas alunas do terceiro ano de Engenharia de Software, Mariana Santos de Oliveira e Caroline Urbano. O projeto foi financiado pelo Instituto Cesumar de Tecnologia e Inovação (ICETI).

O professor Nelson Tenório Junior explica que o artigo propõe um auxílio ao aprendizado dentro de uma empresa. “É uma metodologia por meio de um questionário para verificar as necessidades (ou o que se espera) de uma ferramenta que gerencie o conhecimento existente dentro de uma empresa. Para isso nós fizemos uma busca na literatura científica para dar um direcionamento, que chamamos de protocolo de entrevista.”

Para realizar parte desse artigo, foi levantado uma pesquisa de campo em dez empresas de TI de Maringá com o apoio da Software by Maringá (SbM).