Alunas de Estética realizam projeto Melhor Idade

Promover momentos de convivência entre alunos e idosos que precisam de carinho, praticar técnicas que são apreendidas em sala de  aula e contribuir para a formação cidadã dos estudantes. É desta forma que a professora Waldecy Matos define o projeto Melhor Idade, coordenado por ela.

Nesta atividade de extensão, as acadêmicas de Estética e Cosmética do Cesumar, divididas em quatro grupos com seis integrantes cada, vão às terças e quintas-feiras até o Lar dos Velhinhos e Residencial Geriátrico Maanaim para praticarem, por uma hora e meia, massagens e gestos de atenção e carinho em idosos das instituições.

As alunas de estética, Lorena Podadeiro Rodrigues e Letícia Gregório, definem o projeto como sendo uma oportunidade muito interessante de conhecer e aprender lições de vida com os idosos. "É preciso saber chegar perto e conversar com eles. Porque eles já sofreram muito e são retraídos", conta Lorena. "Uma massagem, uma conversa é algo muito valioso para eles", diz Letícia.

Dona Diomar da Silva Sanches relata que adora os momentos em que as estudantes estão no asilo. "Me sinto bem melhor. Depois do derrame que eu tive, meu lado esquerdo paralisou. A massagem ajuda bastante", afirma dona Diomar.

Já para dona Amélia Pereira da Silva, as massagens não são novidade, ela diz que sempre se massageia durante o banho. "Já faço sozinha, mas quando elas vêm melhora até a minha pele que é seca", relata dona Amélia.

Além das massagens, as alunas atendem pedidos das idosas como fazer maquiagens, arrumar cabelos e cortar as unhas. Tudo depende da vontade de cada senhora. Para a irmã Valéria Stahelin, que trabalha no asilo, esses momentos de integração entre estudantes e as velhinhas é uma maneira de movimentar os pés, as mãos e ativar a circulação. "Além de tudo isso é bom o fato de ter outras pessoas dando atenção e carinho."