Unicesumar
Unicesumar

Alunas publicam pesquisa de Iniciação Científica em revista de impacto internacional

As alunas Lilian Queiroz Negri, de Medicina, e  Daphine Marcon, de Publicidade e Propaganda, obtiveram o reconhecimento da pesquisa de Iniciação Científica (IC) que desenvolveram durante a graduação, com a publicação do artigo “Is WhatsApp Effective at Increasing the Return Rate of Blood Donors?” na revista de impacto Internacional -Telemedicine & Health.

O trabalho foi fruto de uma pesquisa interdisciplinar desenvolvida com a orientação da professora do curso de Medicina, Mirian Ueda Yamaguchi, e coorientação do professor Tiago Lucena, ambos vinculados ao Programa de Mestrado em Promoção da Saúde da UniCesumar.

O objetivo da pesquisa foi aumentar a fidelização e retorno dos doadores de sangue, utilizando mensagens com conteúdo persuasivo via WhatsApp. Trata-se de uma pesquisa inédita que considerou a popularidade do aplicativo de mensagens como ferramenta alternativa para intervenções no campo da saúde móvel (mHealth). Tema de interesse do grupo de pesquisa do PPGPS, que vem explorando as tecnologias móveis como alternativa de baixo custo para promoção da saúde.

Para Lilian Queiroz, que já se formou no curso de Medicina “fazer iniciação científica foi uma experiência acadêmica de grande importância e finalizar o curso com uma publicação de Qualis A2 será um diferencial para o futuro profissional.”

Daphine, por sua vez, ressaltou o caráter interdisciplinar da pesquisa destacando quão interessante foi ver o diálogo entre as áreas da Comunicação e da Saúde.

Os professores destacaram que publicações em revista científica com fator de impacto internacional (A2) é conseguido com resultados de pesquisa de Doutorado e Mestrado, e ressaltaram que esse feito, em uma pesquisa no nível de iniciação científica, somente foi possível devido a dedicação e engajamento das alunas.

Últimas notícias

Categorias