Aluno da UniCesumar conquista três medalhas na Paralimpíada Universitária

Bongiovani levou ouro nos 100 metros, no salto em distância e ganhou prata nos 200 metros do atletismo

Giovani Correa Bongiovani, 24, aluno do 1º ano de Educação Física da UniCesumar Maringá, conquistou três medalhas na Paralimpíada Universitária, no último final de semana em São Paulo. A equipe da instituição foi vice-campeã no atletismo.

Bongiovani levou ouro nos 100 metros,  no salto  em  distância e ainda ganhou prata na corrida de 200 metros. Não é a primeira vez que o atleta brilha nas Paralimpíadas Universitárias.  Na edição de 2019, foi campeão no atletismo por equipe e levou três medalhas de ouro nas mesmas modalidades ( 100 metros, 200 metros e  salto em distância). Devido à pandemia, não ocorreram jogos no ano passado.

O atleta tem hemiparesia, uma paralisia de um dos lados do corpo que afeta braços e pernas. No caso de Bongiovani, a doença tira parte da mobilidade dos membros do lado direito.

O maior desafio na última competição, segundo o atleta, não foi a viagem nem os adversários, mas a preparação. “A pandemia atrapalhou meu rendimento. Fiquei sem local pra treinar”, lamentou.

Bongiovani também coleciona recordes paralímpicos universitários. Em 2019 foi recordista nos 200 metros (27´ 36) e no salto em distância (5m 17 cm).

O coordenador de Esportes da UniCesumar, Kelvis Walliton Willians Macedo, é um grande incentivador do atleta. “Ele é um exemplo de dedicação, um atleta que supera vários obstáculos. Todos os nossos paratletas merecem todo apoio da UniCesumar”, disse.