Alunos da UniCesumar participam do "Banho do Bem" em Curitiba

Alunos do curso de Odontologia e Medicina Veterinária da UniCesumar, em Curitiba (PR), participaram no último domingo (22/09), de uma ação solidária chamada “Banho do Bem”, promovida por um grupo de voluntários da cidade.

O projeto percorre semanalmente bairros de Curitiba onde há a presença maior de pessoas em situação de rua e oferece a elas cuidado imediato, como banho quente e roupas limpas. Os alunos de Odontologia distribuem escovas de dente e cremes dentais e dão orientações sobre escovação e higiene bucal. Já os alunos de Medicina Veterinária examinam e oferecem tratamento aos animais que acompanham as pessoas que estão nas ruas.

Inicialmente a ação era feita apenas com os alunos de Odontologia, mas eles perceberam que quase todos as pessoas abordadas possuíam um animal de estimação. Por isso os alunos de Medicina Veterinária também foram convidados e, nesta ação, trabalharam no cuidado da saúde dos animais.

Em uma das ações, que os alunos de Odontologia estavam presentes, um homem sem dentes perguntou se eles podiam ajudá-lo. Prontamente, uma aluna que é protética, ofereceu uma prótese gratuita. Os alunos e professores imediatamente fizeram os procedimentos necessários e a prótese está sendo confeccionada.

Para o coordenador do curso de Odontologia, Fabiano Sfier de Mello, esta é uma ação de grande impacto social e que o objetivo é melhorar a qualidade de vida de pessoas tão vulneráveis, envolvendo os alunos para que eles entendam a importância deste trabalho. “Vamos continuar essa ação até o final deste ano e nossa meta é estendê-la em 2020. Também queremos ter um trailer odontológico para atender várias pessoas, em diferentes locais, que se encontram em situação de vulnerabilidade social”, reforçou o coordenador.

Além do banho quente, as pessoas em situação de rua também recebem alimentação e, agora com a ajuda da Unicesumar, também as orientações de alunos e professores de Odontologia e Medicina Veterinária.