Aluno de agronegócio do Cesumar recebe título de reconhecimento da Itaipu Binacional

O aluno de educação a distância do Cesumar Pedro da Silva recebeu no último mês de setembro, o título de reconhecimento da Itaipu Binacional pela colaboração do programa que os classificou como vencedores do 9º Benchmarking Ambiental Brasileiro 2011.

Pedro da Silva é aluno do Cesumar em Medianeira e cursa o último ano de agronegócios. Como presidente da Coofamel (Cooperativa Agrofamiliar Solidária dos Apicultores de Costa Oeste do Paraná) recebeu este título por colaborar com o programa Desenvolvimento Rural Sustentável, promovido pela hidrelétrica Itaipu. O prêmio classifica a hidrelétrica como detentores das melhores práticas de sustentabilidade do país.

O programa conta com aproximadamente 26 mil propriedades rurais e o objetivo da ação é satisfazer as necessidades da geração presente sem comprometer as futuras gerações. O programa ainda oferece aos agricultores opções de desenvolvimento produtivo, estimulando a transformação artesanal dos produtos sem o uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos, ajudando na comercialização e promovendo o turismo no espaço rural.

O premio "Benchmarking Ambiental Brasileiro" possui reconhecimento internacional e tem por objetivo a difusão, fortalecimento e incentivo a adoção de boas práticas socioambientais nas empresas e instituições brasileiras.

Silva afirma que este título é prova de reconhecimento do trabalho de todos os cooperados Coofamel que estimulam a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade da pequena propriedade. O aluno diz que o curso de agronegócio lhe deu suporte completo para a interação e entendimento sobre o programa desenvolvido.