Aluno de Iniciação Científica apresenta pesquisa no I Encontro Virtual do Conpedi 2020

O aluno de iniciação científica Marcos Vinicius Soler Baldasi, orientando do professor Dr. Dirceu Siqueira Pereira, participou do I Encontro Virtual do Conpedi, com a pesquisa intitulada “Inclusão social, direitos da personalidade e políticas públicas”. Para mais informações sobre o evento, acesse o site oficial.

O estudo elucidou a discussão acerca da efetivação de direitos de jovens para a elaboração de políticas públicas específicas, essencial para a parcela populacional: “essa pesquisa teve o objetivo de compreender a efetivação de direitos por meio do voluntariado, observando como as organizações não governamentais são essenciais para a formação do jovem protagonista, sendo este aquele que participa diretamente da sua formação socioeducacional, principalmente por meio do trabalho voluntário”, complementou Marcos.

Com a aplicação da metodologia qualitativa e aplicada, foi possível colher os dados e relatos obtidos virtualmente por meio de formulários e entrevistas.

O projeto, analisado no estudo de caso, atua como meio de capacitação de jovens na construção de projetos sociais. Assim, foi possível observar que o jovem, ao se engajar socialmente em prol do bem comum, passa a defender seus direitos e daqueles ao seu redor, comprovando que o voluntariado é uma ferramenta de inclusão social e efetivação de direitos da personalidade.