Aluno de Letras é diplomado como imortal da Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil

Willame Belfort, estudante do polo de São Luis – MA, foi escolhido pelo trabalho notável, e aos 23 anos, é o mais novo membro. Além de escritor, ele é pianista e compositor de música erudita.

O estudante de Letras da EAD Unicesumar, Willame Belfort, foi indicado e diplomado como imortal da Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil. Leitor nato e aprendiz de outros idiomas desde a adolescência, Belfort começou a escrever aos sete anos, criando histórias para teatros de bonecos. A relação com a música veio um pouco mais tarde, em 2010, quando começou os estudos musicais em teclas desenhadas por ele em uma folha de cartolina. Atualmente, Willame Belfort dá aulas de música para alunos com altas habilidades/superdotação na rede pública do Maranhão. Uma trajetória de talento e dedicação que levou o estudante, de apenas 23 anos, a ser escolhido pela diretoria da Academia Brasileira de Artes, Ciências e Letras para ocupar uma cadeira.Willame_ALuno Letras

A Academia é um ambiente que propõe trocas intelectuais, mas de acordo com o estatuto, para candidatar-se a uma vaga é preciso, além de ser brasileiro, ter publicado obras de “reconhecido mérito” ou livros de “valor literário”. Nesse caso, os interessados enviam cartas ao presidente se candidatando. A outra possibilidade de ingressar na Academia é ser convidado pelos membros, como foi com Willame Belfort. Segundo ele, um momento de espanto e muita alegria. “Assim que li a mensagem não acreditei, depois soube que a diretoria estava me observando já há algum tempo. Mas o momento em que o presidente, maestro Armando Caaraura, entrou em contato comigo me deixou muito feliz. A entrevista para aprovação foi on-line, afinal já estávamos na pandemia, e foram quase oito horas de entrevista até receber a notícia que tinha sido aprovado.”

Além de escritor, Belfort é reconhecido por ser também poeta, maestro, pianista, compositor de música erudita, preparador vocal, pesquisador, professor de música e artista plástico. Apesar de tantas habilidades, a grande paixão do maranhense sempre foi o curso de Letras. “Cursei licenciatura em música, mas no início desse ano decidi realizar meu sonho, meu primeiro amor. Ingressei na EAD Unicesumar para fazer Letras. Estou amando o curso e, agora, está sendo maravilhoso. O curso de letras está sendo importante na minha vida desde o vestibular”, ressalta orgulhoso.

Com tantas habilidades, não é a primeira vez que Willame Belfort tem seu trabalho com as artes em destaque. Na música o jovem tem um currículo repleto de participações e parcerias com instrumentistas de grande prestígio, além de composições autorais reconhecidas nacional e internacionalmente, inclusive disponíveis no acervo digital do SESC “Partituras”. Mas, segundo ele, a partir de agora com a titulação e a graduação em Letras, o foco será na escrita. “Sempre quis ser escritor e também ingressar numa Academia; tudo isso se deu pelo meu apreço aos clássicos brasileiros e universais. Comecei meus primeiros escritos ainda criança, mas foi a partir do Ensino Médio que esta aspiração passou a ser levada mais a sério. Por algum tempo me enveredei mais para a música, então, agora, almejo expor ainda mais toda a minha produção literária que estava guardada”, conta o estudante.

O primeiro e-book de poesia feito por Belfort foi lançado recentemente e está disponível no site da Amazon.  Segundo ele, a primeira de muitas produções.