Aluno de Medicina publica artigo sobre Nanomedicina e Parkinson em renomado periódico internacional

A publicação foi em colaboração com a USP.

Aluno Gabriel Henrique Hawthorne e o professor Dr. Marcelo Picinin Bernuci.

O aluno Gabriel Henrique Hawthorne, estudante do quarto ano de Medicina na UniCesumar, publicou um artigo sobre Nanomedicina e o tratamento da doença de Parkinson na Revista Científica “Neurotoxicity Research”.

Segundo o orientador da pesquisa, Prof. Dr. Marcelo Picinin Bernuci, trata-se de um grande feito, pois o periódico ranqueado como A1 no qualis CAPES é de ampla circulação internacional, com 15 anos de história e mais de 1000 artigos publicados. O orientador salienta que este estudo é fruto da parceria entre o Mestrado em Promoção da Saúde da UniCesumar e a Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (FMRP-USP); tendo como colaboradores as Pós-Doutoras Ana Carolina Issy e Mariza Bortolanza, os Professores Doutores Elaine Del-Bel, coordenadora do laboratório de Neurofisiologia Molecular da FMRP-USP, e Vitor Tumas, docente da Neurologia do Hospital das Clínicas da FMRP-USP.

De acordo com Gabriel, o artigo aborda as possíveis novas terapias para doença de Parkinson usando nanomedicina, compilando os principais resultados no campo durante os últimos anos. “As novas terapias são promissoras e têm o potencial de aumentar o tempo de vida útil do tratamento da doença. Alguns possíveis novos alvos moleculares são sugeridos, bem como os próximos passos de translação para estudos clínicos”. Gabriel, bolsista PIC, comenta a experiência positiva de escrever o trabalho: “Ser o primeiro autor de uma publicação deste porte ainda na graduação é incrível. Ciência é uma paixão e a interação com neurocientistas renomados alimenta minha vontade de prosseguir nessa carreira. Devo tudo aos meus orientadores, pessoas inspiradoras e que me proporcionaram um crescimento extraordinário. Além do conhecimento científico, a visão sobre ciência se amplia. Evidencia como a ciência básica e a clínica interagem para desenvolver novas estratégias terapêuticas e ajudar os pacientes”. O artigo pode ser acessado em versão digital através do link http://link.springer.com/article/10.1007/s12640-016-9663-z ou por versão física para os assinantes da revista.