Aluno de moda de Cascavel cria novo uniforme do time de basquete de Franca/SP

Modelo será instituído como o oficial do time durante o campeonato nacional e vai representar toda a trajetória da equipe mais tradicional do basquete brasileiro

individualO Franca Basquete definiu o novo uniforme para a temporada 2017. A novidade veio através da parceria do time com a Unicesumar, que é copatrocinadora do clube. Juntos, promoveram um concurso entre os acadêmicos do curso de Design de Moda da instituição.

De acordo com a coordenadora do curso de Design de Moda, professora Sandra Franchini, a iniciativa uniu a aplicação dos conhecimentos teóricos e práticos. “A dinâmica desafiou os alunos, pois além de colocar em prática tudo o que já aprenderam durante o curso, ainda tiveram que estudar as características do time e da modalidade esportiva para seguir o tema proposto”, diz.

Mais de 40 modelos foram criados pelos alunos, sendo 10 selecionados pela coordenação do curso. Os projetos das peças foram encaminhados para Franca/SP e, através de votação entre jogadores e comissão técnica da equipe, o time escolheu o novo uniforme. O trabalho escolhido pertence a Scharlles Ghizoni, estudante do primeiro ano do curso de Design de Moda da EAD do polo Unicesumar de Cascavel/PR.

Para Ghizoni, é um privilégio assinar o uniforme do time de basquete de Franca. “É sempre um desafio poder colocar em prática tudo o que aprendemos no curso. E ter a oportunidade de participar de um projeto como esse e, principalmente, assinar o uniforme de um time que possui uma representação forte no país como o Franca Basquete é gratificante”, afirma.

Segundo o gestor técnico, administrativo e de projetos do Franca Basquete, Lula Ferreira, a iniciativa proporcionou maior credibilidade e profissionalização ao clube. “O uniforme é uma identidade visual de extrema importância, pois marca na mente de todos os torcedores a imagem que o clube quer passar. Por isso, ter um uniforme desenvolvido por futuros profissionais da área de moda eleva o padrão do produto. Foi uma ação inédita que, com certeza, aproxima ainda mais as duas entidades”, analisou.

O uniforme

Para desenvolver a peça, Ghizoni priorizou o atleta. A questão ergonômica veio em primeiro lugar, com a intenção de garantir maior liberdade aos movimentos. A dissipação térmica não ficou de lado. Foram criados recortes localizados em áreas de maior calor corporal com tecidos transpiráveis para melhorar a ventilação. A gola também tem um diferencial, pois foi projetada para ficar com a base reta, proporcionando maior conforto ao atleta. Além disso, possui ainda um detalhe em cor contrastante nas extremidades e costuras reforçadas para dar maior resistência à peça.

Claro que a menção à modalidade do esporte não ficou de fora. Respeitando as cores do clube, foram adicionados elementos modernos de grafismos em forma de linhas geométricas, lembrando as linhas de uma bola de basquete, que proporcionaram efeitos de dinamismo e versatilidade ao design final do uniforme.

O modelo será instituído como o oficial do time de Franca durante o campeonato nacional e vai representar toda a trajetória da equipe mais tradicional do basquete brasileiro. Além de vestir os atletas, as peças também estarão à venda nas lojas oficiais do clube, tanto física, como on-line.