Alunos da Escola de TI da Unicesumar vencem o Hackathon

Alunos da Unicesumar ganham o Hackathon, competição promovida pelo TICNOVA

A equipe formada pelos alunos da Escola de TI da Unicesumar foi a grande campeã do Hackathon, ação realizada pelo TICNOVA deste ano. Os alunos Giovanni De Ganello Dias, do curso de Desenvolvimento de Sistemas, Marcos Senandes Simon, de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Leonardo Scalabrini, de Engenharia de Software e David Corbetta, de Sistemas para Internet, desenvolveram um projeto para contemplar o tema do evento: sustentabilidade e meio ambiente.

Pensando em estimular a economia de energia, os estudantes desenvolveram um jogo no qual é possível ranquear cidades e Estados em uma disputa. "Criamos um site que expõe o ranking e isso pode gerar uma competitividade sadia entre os municípios. Consequentemente, as pessoas vão economizar mais energia, para saírem à frente", acredita Giovanni de Ganello Dias, um dos desenvolvedores.

Para que a mensuração seja possível, a ideia dos estudantes é a de que por meio de um equipamento de arduino (plataforma física de código aberto com baixo custo), a leitura do consumo de energia das residências seja realizada. "O próprio funcionário da companhia de energia irá obter essas informações que, automaticamente, serão contabilizadas no site, via internet. Essa seria a maneira ideal para mapear os lugares que mais economizaram", afirma Dias.

Segundo o coordenador da Escola de TI da Unicesumar, Marcello Bonfim, o TICNOVA é considerado o maior evento de TI do sul do Brasil, e o reconhecimento do projeto como o melhor a concorrer, gera muito orgulho. "Nós fomos a única instituição de ensino participante do Hackathon, e a disputa foi de excelente nível, com pessoas que realmente têm ótimas ideias e conseguem executá-las. Isso valoriza ainda mais a nossa vitória", diz.

A pretensão, segundo Dias, é continuar trabalhando no desenvolvimento do projeto. "Nós ganhamos uma bolsa prototipação e também a assessoria do Sebrae, o que nos motiva ainda mais a levar esse trabalho adiante. Ganhar esse prêmio está sendo muito importante na construção da nossa carreira profissional. Estamos muito felizes", afirma.