Alunos da Unicesumar apresentam inovações na Feira Metal Mecânica

Estudantes da Unicesumar dos cursos de Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica) e de Automação Industrial participam da Feira Metal Mecânica que acontece no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro. Eles apresentam produtos inovadores que foram desenvolvidos nos laboratórios da instituição e trazem soluções para a área industrial. As exposições são realizadas dentro do estande da Unicesumar na feira.

Entre os eventos está, por exemplo, a automatização de uma máquina para fazer coxinhas, com um sistema inovador que visa substituir o modelo mecânico, garantindo maior precisão e facilidade na operação. O responsável pelo projeto é o estudante Thiago Roberto Petenucci, do último ano de Automação Industrial, que o desenvolveu como realização do trabalho de conclusão de curso.

Segundo Petenucci, o objetivo é o de desenvolver um produto que compense pelo custo benefício e que possibilite a produção em maior escala de maneira facilitada. "além de ser muito melhor de manuseá-la por ter o sistema touch, também desenvolvi mecanismos de segurança que indicam onde está o problema, que pode ser tanto um sensor mal encaixado quanto a queima de algo", esclarece.

Outra tecnologia desenvolvida, que também foi pensada pela otimização do custo benefício, é um manipulador robótico criado pelo aluno Ian Guilherme Ganhao, do 4º ano de Mecatrônica. "É um protótipo de baixo custo e de menor escala, como se fosse um robô industrial. Sempre observei os que são utilizados para solda em carros e pensei em criar um que não fosse tão caro e pudesse desenvolver funções similares", diz.

Ganhao acrescenta, também, que o protótipo não tem tanta precisão e que ainda está desenvolvendo melhor a parte da alimentação de energia, para que tenha maior potência. Para ele, é fundamental os conhecimentos da graduação na realização do trabalho e na melhoria do projeto. "Tudo o que eu aprendi foi no curso. E é por isso que estar aqui expondo meu trabalho é importante. Para que as pessoas vejam que é possível desenvolver um braço robótico, por exemplo, como esse que aprendi na faculdade", afirma.

A Feira Metal Mecânica continua aberta ao público até sábado, no Parque de Exposições, das 15 horas às 21 horas, de quarta-feira a sexta-feira  e no sábado, das 10 horas às 17 horas. A entrada é gratuita.