Alunos da UniCesumar atenderam mais de 200 pessoas com orientações de Imposto de Renda

A ação foi realizada no último sábado (2) nos Campus de Curitiba, Londrina e Maringá

Alunos e professores da UniCesumar de Curitiba, Londrina e Maringá atenderam, gratuitamente, no último sábado (2) cerca de 220 pessoas com orientação e preenchimento dos dados da Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) - calendário base de 2021.

Supervisionados pelos professores da área, os estudantes de Ciências Contábeis, Administração e Processos Gerenciais auxiliaram a comunidade na transmissão dos dados e tira-dúvidas. Em Londrina, também foi disponibilizado o serviço de emissão do Cartão do Idoso, credencial para vagas de estacionamento destinadas a pessoas idosas, além de triagem odontológica.

O professor, Arnoldo Joaquim Dias, explicou que a ação ocorrerá novamente na unidade de Curitiba no próximo sábado (9), das 9h às 13h. Interessados devem doar 1kg de alimento que será destinado a famílias Ucranianas refugiadas. O campus fica na Rua Itajubá, 673 – Portão / Curitiba.

Documentos necessários: CNH; Título de eleitor; Registro Geral (RG); Comprovante de endereço atualizado; Rendimentos isentos ou não tributáveis; Extratos bancários, conta bancária ativa, etc; Despesas efetuadas; Despesas com educação e despesas médicas; Informação de bens e extrato de financiamento; Dívidas: Financiamentos e empréstimos bancários ou financiamento imobiliário; também é necessário apresentar a declaração, recibo e o arquivo da declaração anterior caso houver. Se houver dependentes: Documentos pessoais do dependente, CPF, data de nascimento, informe de rendimento e despesas do dependente (médicas ou educação);

Declaração do Imposto de Renda
A Declaração do Imposto de Renda é um documento que reúne os rendimentos e despesas que a pessoa teve ao longo do ano. Nos casos de declaração apresentada depois do prazo, há multa de um por cento ao mês-calendário ou fração de atraso.
Neste ano, devem apresentar a Declaração de Imposto de Renda pessoas que tiverem rendimento acima de R$ 28.559,70 - calendário base de 2021. O envio deve ser realizado até o dia 29 de abril.