Alunos da UniCesumar Curitiba visitam veterinária do Forte Pinheirinho

Estudantes coletaram amostras de sangue a fim de fazer o hemograma dos cães treinados pelo Exército.

Os alunos do 3º ano de Medicina Veterinária da UniCesumar Curitiba tiveram a oportunidade de conhecer os trabalhos realizados com os cães da 5º Companhia de Polícia do Exército (Forte do Pinheirinho).

Junto ao médico veterinário daquela instituição, eles assistiram demonstrações de adestramento dos animais.  Foram realizadas ações simuladas envolvendo cães de faro  para encontrar entorpecentes e formas de ataques e de imobilização de pessoas.

Ao lado da professora Monique Campos, os alunos aproveitaram a visita para coletar amostras de sangue e fezes dos animais a fim de fazer um hemograma e exame coproparasitológico (técnicas que permitem detectar a presença de vermes e protozoários).

A aluna Vivian Santos era uma das mais entusiasmadas. “É uma oportunidade única e incrível para entender como os cães são treinados e tratados na clínica veterinária do Exército”, contou.WhatsApp Image 2021-10-08 at 11.43.35

Para a coordenadora do curso, Jessica Rodrigues da Silva, foi muito importante para os alunos entenderem o dia a dia dos cães e até o processo de aposentadoria desses animais que tanto contribuem para a comunidade.

Durante a visita, os alunos e professores ainda conheceram alguns equipamentos utilizados pelo exército, as instalaçWhatsApp Image 2021-10-08 at 11.43.41ões e transportes militares.

De acordo com o 2º tenente Stelle, veterinário da 5º Companhia de Polícia do Exército, parcerias com instituições do porte da UniCesumar são muito importantes para a valorização e reconhecimento do trabalho WhatsApp Image 2021-10-08 at 11.43.40realizado no canil.