Alunos da UniCesumar e MSU recebem certificado do programa Global Agriculture Iniciative

Alunos do curso de Agronomia e Medicina Veterinária da UniCesumar e estudantes norte-americanos da Missouri State University (MSU) finalizaram no último dia 2 de agosto, as aulas do programa Global Agriculture Iniciative que teve início no final de maio deste ano. Os alunos receberam um certificado de conclusão do programa e foram recepcionados pelo reitor da UniCesumar, Wilson de Matos Silva.

Os seis alunos de Missouri chegaram em Maringá no dia 29 de maio deste ano e durante esse período tiveram aulas teóricas e práticas com visitas a indústrias, propriedades rurais e empresas do setor. Os alunos também receberam aulas de português para terem uma noção básica do idioma.

De acordo com o coordenador do curso de Agronomia, Edison Schimidt, o projeto surgiu de uma conversa com a equipe do Departamento de Relações Internacionais e as disciplinas Brazilian Agriculture e  Academics Topics in Animal Reproduction foram projetadas para oferecerem 95% de conteúdo prático. “Esse é um projeto que queremos oferecer todos os anos, pois as atividades ocorrem no contraturno das atividades já inclusas na matriz curricular. Aproveitamos o intercâmbio com os alunos da Missouri State University para oferecer esse novo projeto e gerar a troca de experiência entre nossos alunos e os estudantes norte-americanos”.

Durante a cerimônia de entrega dos certificados, o reitor parabenizou os alunos e equipe profissional que trabalhou no programa. “Agradecemos a todos os coordenadores e professores que ficaram na linha de frente deste trabalho. Esta é mais uma vitória desta equipe e isso só comprova a busca constante da UniCesumar pela excelência no ensino de qualidade.”

Wilson de Matos também parabenizou os alunos e ressaltou que em visitas a mais de 30 países pelo mundo, em busca de conhecer mais sobre os diferentes modelos educacionais, ele destaca a educação dos Estados Unidos. “Os EUA tem sido um padrão educacional para o mundo e apesar da dificuldade que temos neste setor por causa de problemas na gestão do Brasil, temos a convicção de que o conhecimento transforma e liberta pessoas. Esse é mais um momento de enriquecimento para todos nós e nada mais justo que trocar experiências”, disse o reitor parabenizando a todos que se esforçaram para participar do programa.

“Os maiores ganhadores são aqueles que aprendem. Esses vão fazer a diferença. Assim estaremos cumprindo o nosso papel na Terra e sendo senhores e autores das nossas histórias”, ressaltou Matos.

Intercâmbio MSU e UniCesumar

A UniCesumar tem uma parceria com a Missouri State University e promove há seis anos o programa de intercâmbio entre os alunos e professores. O objetivo da atividade é proporcionar aos acadêmicos do Brasil e dos Estados Unidos estágios práticos, além de trocarem experiências e conhecimentos técnicos.