Alunos de Medicina da UniCesumar entregam consultório humanizado destinado às crianças vítimas de abuso sexual

Espaço lúdico fica no IML de Maringá e foi decorado com cores e motivos infantis

Um ambiente lúdico e humanizado para atender crianças vítimas de abusos. Essa é a nova realidade de uma das salas do Instituto Médico Legal (IML) em Maringá.  A inauguração ocorreu nesta sexta feira (15/10) e visa dar apoio para todas crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual.

A ideia partiu do jovem Maurício Rassi Torrecillas, aluno do 3º ano de Medicina da UniCesumar, durante uma conversa com a chefia do IML.  Jaqueline  de Moura, chefe adjunta da Polícia Científica de Maringá,  queria  melhorar a estrutura daquele  ambiente tão hostil às crianças  fragilizadas e o estudante se prontificou em ajudar. Até então, o local era um consultório convencional.

“Logo eu procurei a Liga de Medicina Forense da UniCesumar pra ajudar na causa. Fizemos divulgações do projeto com as ligas parceiras existentes na instituição, como a Humanizart, de Endocrinologia, de Psiquiatria, Cardiologia e outras visando a arrecadação de dinheiro para comprar os materiais e montar o espaço lúdico”, resumiu o aluno.

Torrecillas conta que os estudantes venderam rifas e até conseguiram uma arquiteta para fazer o projeto gratuitamente.  O Rotary Club também foi outra entidade que abraçou o projeto.

O espaço tem papel de paredes com cores suaves e personagens infantis, tudo muito semelhante a um consultório pediátrico.  Os móveis também têm uma estética moderna e prática. Um ambiente ideal para minimizar a situação psicológica num momento tão delicado.

O estudante só lamenta não ser possível mudar o que ocorreu com as crianças, mas “podemos promover um pouco mais de dignidade e humanização no atendimento”.

A inauguração contou com a presença da diretoria do IML de Maringá, vice-prefeito Edson Scabora,  funcionários, membros do Rotary e alguns representantes da Liga de Medicina Forense.  O IML fica na Travessa Jorge Pereira da Silva, 505 - Vila Ipiranga.

760ec557-6518-4652-8e9d-1bd51a704a1b2b8e4f2e-88e3-49c4-8414-d956b1b1d8341f06edcd-796a-40e8-9735-48e71c26657cbd9df274-b83f-4586-a531-38f2dae26418