Alunos da UniCesumar fazem intercâmbio com universidade do Chile

Dois alunos do curso do segundo ano do curso de Medicina Veterinária da UniCesumar de Curitiba estão em Punta Arenas no Chile realizando um projeto de acompanhamento do nascimento de ovelhas, sob a coordenação do professor Victor Hugo Paffaguez Gamboa, do Instituto de Investigaciones Agropecuárias (INIA – Ministério da Agricultura do Chille).

Os alunos Irionei Grittz Filho e Victor Hugo Gomes da Silva vão trabalhar no projeto por duas semanas e retornarão para a UniCesumar, trazendo as experiências vividas no país com a possibilidade de aplicar esses conhecimentos nas futuras atividades profissionais. Eles vão acompanhar o nascimento de aproximadamente 5 mil ovelhas.

De acordo com a coordenadora do curso de Medicina Veterinária da UniCesumar de Curitiba, Jessica Meirelles, um dos problemas de difícil solução na ovinocultura é a mortalidade de cordeiros." A taxa de mortalidade nas propriedades é muito alta, no entanto, muitos produtores e técnicos aceitam essa taxa quando na verdade não deveria existir nenhuma mortalidade nos rebanhos. Visto que existe essa taxa, algumas são as variáveis envolvidas na mortalidade desses animais."

A professora do curso de Medicina Veterinária da UniCesumar de Curitiba, Maria Christine Rizzon, explica que o objetivo desse trabalho foi avaliar possíveis ferramentas que possam auxiliar na viabilidade dos cordeiros em sistemas críticos de produção. "Os alunos foram devidamente preparados para a jornada de trabalho que iriam realizar no Chile. São dois projetos um nosso e outro dos pesquisadores de lá, a serem desenvolvidos visando a saúde desses animais sob essas condições. O maior de todos os objetivos é realizar um crescimento pessoal e profissional dentro da medicina veterinária uma vez que o mercado de trabalho tem necessidade por profissionais que resolvam problemas."

"Como coordenadora do curso de medicina veterinária eu incentivo os alunos e professores a fim de que cada dia mais busquem por novos horizontes buscando sempre a melhoria do nosso conceito de "one Heath" - saúde única", avaliou Jéssica.

A UniCesumar, por meio do departamento de Relações Internacionais, realiza parcerias com universidades de diferentes países, com o objetivo de promover o intercâmbio de professores e alunos, sempre pensando na qualidade e excelência do ensino.